Terça-feira 29 de Abril de 8262

FC Porto venceu em Arouca e decisões adiadas mais uma semana quanto à Liga Bwin

arouca vs fcp 10001

José Pedro Gonçalves / Central Noticias

O triunfo do FC Porto em Arouca – por certo esperado por todos os portistas – fez adiar, pelo menos por mais uma semana, algumas das decisões que se aguardam para as últimas três rondas, quer na luta pelo título de campeão quer pela fuga à descida de divisão.

Ainda que dominando no que diz respeito aos remates (14-7, dos quais 5-1 para a baliza), a equipa de Sérgio Conceição (que viu o jogo na bancada, por castigo) teve uma supremacia também positiva em termos de posse de bola (58/42%), que chegou para vencer, até porque o Arouca nunca demonstrou que podia chegar ao triunfo.

Na supremacia dos remates, apenas um deu golo – obtido por Marcano quase em cima dos 45’, no que foi uma altura ideal com vista a um melhor olhar para a segunda parte, se a isso fosse obrigado, o que também não se verificou.

Desta forma, concluiu-se a 31ª ronda onde dos quatro primeiros apenas o Sporting de Braga perdeu, como que dando uma primeira “abébia” ao Sporting para se aproximar de um lugar na Liga Europa, o que dependerá – como para os outros envolvidos – dos resultados globais que possam acontecer a partir do final desta semana, quando começam os jogos da 32ª jornada.

arouca vs fcp 20004

José Pedro Gonçalves / Central Noticias

Por outro lado, a ronda concluída esta segunda-feira mostrou ainda que o Guimarães aproveitou para ficar apenas a um ponto do Arouca, na luta pela Liga Conferência, abrindo o campo de “batalha” pelos pontos para o efeito.

No fim da tabela, a luta pela descida mantém-se entre o Santa Clara (último, com 19 pontos), o Paços de Ferreira (penúltimo, com 20) e o Marítimo (16º com 23 pontos), enquanto o Estoril na 15ª posição, com 28, pelo que não pode estar descansado quanto ao futuro.

No final desta 31ª jornada, o Benfica continua líder (80 pontos), seguindo-se FC Porto (76), Sporting de Braga (71), Sporting (67), Arouca (48), Guimarães (47), Chaves (43), Famalicão (42), Casa Pia e Boavista (40), Vizela e Rio Ave (39), Portimonense (34), Gil Vicente (31), Estoril (28), Marítimo (23), Paços Ferreira (20) e Santa Clara (19).

Realça-se ainda o facto de as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira poderem, em último caso, sair do mapa da I Liga, face à situação classificativa periclitante em que vivem.

Nos melhores artilheiros, nada de especial, a não ser que Fran Navarro (Gil Vicente) passou a ter 14 golos marcados, continuando a dupla Gonçalo Ramos e João Mário (Benfica) a liderar com 17 golos, à frente de Taremi (FCPorto), com 16 e Pedro Gonçalves (Sporting), com 15.

A 32ª ronda abre na próxima sexta-feira com o Gil Vicente-Boavista (20h15).

© 8262 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.