Quinta-feira 28 de Março de 2024

Sporting venceu o Marítimo em tempo de compensação no jogo com um final “aflito” e em que Adán foi expulso

scp vs maritimo 2023 liga portugal

2023 Liga Portugal

Apesar de ter dominado em toda a linha, o Sporting só conseguiu chegar ao triunfo em tempo de descontos, numa altura em que Adán viu o segundo amarelo e foi expulso, enquanto em Portimão o Benfica se passeou com uma goleada de 5-1, reforçando a liderança da Liga Bwin.

Mantendo a característica, quase jogo sim-jogo não, de não criar factores diferenciados que possam dar, pela positiva, uma imagem de uma equipa com capacidades reais para resolver os jogos a tempo e horas, a verdade é que os leões continuam sob “brasas”, o que origina crises sem terapêutica adequada.

Tem valido, aqui e ali, alguma sorte no jogo – apesar da supremacia evidenciada de principio a fim de cada partida – tal como aconteceu este sábado frente ao Marítimo no Estádio José de Alvalade, com os leões a encontrar grandes dificuldades ante os madeirenses que, recorde-se, derrotaram o Sporting na partida da primeira volta.

Marítimo que até foi o primeiro a marcar (10’), por Vítor Costa, que aproveitou uma falha da defesa leonina para fazer a bola entrar ao segundo poste, não tendo Adán conseguido esticar-se mais para chegar ao esférico.

Com 20-2 remates (dos quais 4-1 para a baliza, o que é muito pouco para tanto domínio) e com uma posse de bola de 78/22%, a formação de Ruben Amorim voltou a não dar conta de si, tanto mais que entre os 10 e os 85’ não conseguiu marcar qualquer golo, tendo criado poucas oportunidades e golos ainda menos.

E o empate surgiu com um autogolo (85’) de Matheus Costa, que desviou directamente a bola para a sua baliza, dando um novo alento aos sportinguistas.

O que originou (90+3’) o segundo golo do Sporting, depois de Paulinho ter desviado a bola, proveniente de um cruzamento para a baliza, para Coates – qual ponta de lança de bota afiada – desviar para o fundo da baliza e colocando os leões a vencer por 2-1.

Mas o pior (melhor) surgiu dois minutos depois, quando o Marítimo enviou a bola para a baliza de Adán, depois de Nuno Santos ter sofrido falta à entrada da grande área, junto à linha final, que levou o árbitro assistente a levantar a bandeirola e o árbitro não apitou, o que criou celeuma, com o guardião sportinguista a ver o segundo amarelo (90+7’) e ir para os balneários mais cedo, tendo Paulinho ocupado o lugar de guarda-redes.

Só depois destas “cenas” é que o árbitro (Tiago Martins) foi consultar o VAR e anulou o golo do Marítimo, terminando a partida poucos minutos depois.

Mais fácil – mas também com casos à mistura – foi o triunfo alcançado pelo Benfica frente ao Portimonense, no Algarve, depois de golear os algarvios por 5-1, onde os lisboetas tiveram o domínio também global, mas em menor escala, a não ser nos remates (26-6, dos quais 11-1 para a baliza), numa percentagem de bola de 59/41%.

O primeiro caso duvidoso surgiu no princípio do jogo (4’), quando Grimaldo rematou forte para a baliza e o guardião algarvio defendeu a bola dentro dos postes, ficando-se na dúvida se o esférico ultrapassou, totalmente, a linha, porquanto o árbitro assistente não teve possibilidades de ver porque tinha jogadores na frente e o VAR não tem instalada a técnica que decide sobre essas situações.

Para juntar a isso, um autogolo de Filipe Relvas (28’) – que enviou a bola para a sua baliza (para onde estava virado) na sequência do corte de uma jogada perigosa – colocando o Benfica a vencer por 2-0, o que seria mais fácil para poder ganhar.

Pouco depois (38’) o Portimonense reduziu, com um golo marcado por Pedro Henrique, aproveitando uma certa desorientação na área benfiquista, tendo Gonçalo Ramos (45’) aumentado a vantagem para 3-1 e descansar as hostes benfiquistas.

Entrando em jogo com poucos minutos para terminar, Musa acabou por chegar a um bis de oportunidade, marcando dois golos de rajada (87 e 89’) para acabar com o nervoso e o Benfica poder facturar mais três pontos, deixando a decisão de poder ser campeão para o próximo domingo (dia 21) frente ao Sporting e no Estádio José Alvalade.

O Gil Vicente derrotou (3-1) o Boavista, com golos de Fran Navarro (38 e 64’) e Murilo (85’, de grande penalidade), com Pérez (55’) a reduzir para os boavisteiros.

O Chaves recebeu e derrotou (2-0) o Paços de Ferreira, com golos de Obiora (52’) e João Teixeira (79’).

O Vizela e o Famalicão empataram (0-0) e a 32ª jornada continua este domingo com os jogos Rio Ave-Guimarães (15h30), Sporting Braga-Santa Clara (18h) e FC Porto-Casa Pia (20h30), para se concluir na segunda-feira com o Estoril-Arouca (21h15).

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.