Quinta-feira 28 de Março de 2024

Festival da Paisagem 2023 no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO traz um arco-íris de experiências e sabores

Festival da Paisagem 2023

Geopark Naturtejo

A Semana Europeia dos Geoparques percorre 94 territórios da Europa reconhecidos pela UNESCO. No Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO esta celebração dá pelo nome de “Festival da Paisagem” e percorrerá todo o território entre os dias 18 a 31 de Maio. Proporcionar as melhores experiências de usufruto e valorização da paisagem é o propósito da Naturtejo e dos municípios e entidades que este ano se associaram ao festival. O Festival da Paisagem é uma das melhores formas de celebração da primavera na região do Alto Tejo português, quando a paisagem cultural marcada pela Natureza se veste de tons deslumbrantes.

Este ano o Festival da Paisagem tem início em Penamacor, com as comemorações do Dia Internacional dos Museus. Destaque para a palestra com o tema “Saúde e Bem-estar na Vila de Penamacor – espaços fisicos dos séc. XVII ao XX” que decorrerá ns Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches. No dia 19 acontece mais uma conversa histórica sobre os “Tempos do Volfrâmio em Oleiros” no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros. No primeiro fim-de-semana, os Geoparques UNESCO Naturtejo e Villuercas-Ibores-Jara fazem a ponte sobre a fronteira para o primeiro curso de formação para professores sobre Paleontologia Transfronteiriça para a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia. O Parque Icnológico de Penha Garcia e o Geomonumento das Portas de Almourão serão uma vez mais escolas na Natureza para formação de professores.

As cores da Natureza tornam-se ainda mais exuberantes ao abrir da semana no V BiodivSummit a decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta. O fim-de-semana de 27 de Maio é recheado de doces sabores no Festival da Cereja e do Limão de Montes da Senhora. Na mesma altura decorrem abordagens gastrónomicas nas paisagens históricas de Monsanto e de Idanha-a-Velha pelo Chef João Rodrigues em residência. No sábado temos uma clássica do pedestrianismo regional com a GeoRota do Orvalho, em pleno Trilho Internacional dos Apalaches. No domingo é dia de percorrer a pé Cerejas aos Montes, numa paisagem pintalgada do delicioso fruto em Montes da Senhora

Fora de portas, os Geoparques UNESCO portugueses organizam o seu Encontro anual de 29 a 31 de Maio, em Manteigas. Este evento culmina a edição deste ano do Festival da Paisagem.

Nos fins-de-semana do Festival da Paisagem, os restaurantes do concelho de Proença-a-Nova convidam a D’gustar o fruto mais delicioso da época, a cereja, numa iniciativa promocional deste município. Ainda durante o período do Festival da Paisagem, o Centro Ciência Viva da Floresta acolhe a exposição “O Ouro – Da Formação do Universo à Conquista do Espaço”. Esta exposição liga os processos que decorrem na superfície do nosso sol com espaços no território do Geopark Naturtejo, como as antigas minas de ouro ao longo do Ocreza.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.