Sábado 20 de Abril de 2024

Estoril venceu Arouca e garantiu a permanência na Liga Bwin

bola liga portugal 2022_2023Ao derrotar o Arouca (2-0), o Estoril confirmou-se como o 15º clube a manter-se na Liga Bwin, enquanto o Marítimo (a oito pontos), Paços de Ferreira e Santa Clara vão dirimir, entre si, quem ocupará os três últimos lugares.

Neste plano, um (16º) jogará com o terceiro da Liga II para decidir sobre a descida/subida à principal Liga (o que pode acontecer na próxima sexta-feira, com o Marítimo-Vizela, em caso de triunfo dos madeirenses) e os outros dois descerão de divisão, o que ficará definido nas duas rondas que ainda faltam para se concluir a Liga Bwin.

As estatísticas apontam para uma supremacia dos visitantes em quase toda a linha, desde os remates (16-9, dos quais 3-4 para a baliza – o que valeu ao Estoril) numa posse de bola de 60/40%, que não foi materializada em golos porquanto os da linha de Cascais souberam aproveitar duas deixas para chegarem ao triunfo.

No lançamento da linha lateral, pela esquerda do ataque do Estoril, a bola foi endossada a João Carvalho que, depois de se virar para a direita, rematou (68’) com o pé que estava mais a jeito e fez voar a bola para o ângulo superior esquerdo da baliza do Arouca, num estilo de “golo de bandeira”, a que o guarda-redes arouquense não conseguiu chegar, apesar da sua envergadura física.

No segundo tempo, mantendo-se a toada inicial, o Estoril voltou a marcar, em tempo de compensação (90+4’), por intermédio de Cassiano, que iniciou o contra-ataque dentro do meio-campo ocupado pelos estorilistas, seguiu por aí fora, endossou a Rodrigo Martins para rematar, sendo a bola interceptada por um defesa, que a desviou do guardião arouquense e surgiu Cassiano a empurrar a bola para a baliza, ante o esforço do guardião, que não chegou a tempo.

Duas jogadas quase estudadas ao milímetro e que deram resultado no triunfo estorilista, que resolveu a seu favor.

De salientar que esta ronda rendeu 29 golos, no que foi o segundo melhor registo depois dos 30 obtidos na jornada 18ª.

Cumprida a 32ª jornada, o Benfica mantém, de pedra e cal, a liderança da classificação, com 83 pontos, seguindo-se FC Porto (79), Sporting de Braga (74), Sporting (70), Guimarães (50), Arouca (48), Chaves (46), Famalicão (43), Vizela, Casa Pia e Boavista (40), Rio Ave (39), Portimonense e Gil Vicente (34), Estoril (31), Marítimo (23), Paços Ferreira (20) e Santa Clara (19).

Nos marcadores, Gonçalo Ramos (Benfica) voltou a ser o líder isolado (18 golos), à frente do companheiro de equipa, João Mário e de Taremi (FC Porto), ambos com 17, tendo Fran Navarro (Gil Vicente), com 16, ultrapassado Pedro Gonçalves (Sporting), com 15. Ricardo Horta (Braga) subiu ao 6º lugar, com 13, Yusupha (Boavista) ficou com 12, e Simon Banza e Iuri Medeiros (Braga), fecharam os melhores com 10 golos.

Como se referiu, a antepenúltima jornada da Liga Bwin 2022/2023 inicia-se na sexta-feira, com o Marítimo-Vizela (20h15), sendo de assinalar a deslocação do Braga ao Boavista, do FC Porto a Famalicão e do Benfica ao Estádio José de Alvalade, no que será o último da 33ª ronda, em que algumas coisas poderão ficar definidas.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.