Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Reflexão Mundialista II

Carlos Queirós e Carlos Godinho já estão na África do Sul onde, nos próximos dias, vão visitar diversas cidades e infraestruturas desportivas. Objectivo: encontrar as melhores hipóteses para local de estágio durante o Mundial 2010.

Portugal não será cabeça-de-série no sorteio do próximo dia 4 de Dezembro. Além disso, também não lideramos o ranking da FIFA (não negligenciando o actual 5º lugar) nem temos a mesma força mediática de outras selecções (penso no Brasil, na Espanha e na Alemanha, para além dos “caseiros bafana-bafana”).

Porém, acho que Carlos Queiroz e a comissão federativa vão escolher bem. Afinal, o nosso seleccionador esteve na África do Sul entre 1999 e 2002.

Por isso, penso que saberá muito bem o que procurar e escolher naquelas paragens e/ou nos países limítrofes (lembremo-nos que Moçambique já se manifestou disponível para receber os Lusitanos).

A escolha do local de estágio em África será o último dos aspectos logísticos a tratar. Relativamente às outras componentes “estruturais”, penso que Portugal não está nada mal: goza de uma relação única com aquele continente; conta com o apoio dos adeptos falantes de Português (e não só, justiça seja feita). Estas são enormes alavancas que convém activar (ainda mais) a nosso favor.

A propósito de estágios, também estou curioso para saber qual a cidade nacional que acolherá a Selecção antes da partida para a África do Sul.

Dependerá das previsões meteorológicas? Aproveitaremos a boa experiência de 2006, em Évora? Ou avançaremos de imediato para África?

Vamos por partes… Aguardemos pelo dia 4 de Dezembro.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.