Terça-feira 14 de Maio de 2024

Roberto Martinez apresenta Jorge Neves para estrear no Europeu’2024

FPF-Europeu2024-06-10-2023

FPF

Roberto Martínez divulgou, esta sexta-feira, a lista dos jogadores convocados para os jogos da Seleção Nacional diante da Eslováquia e da Bósnia-Herzegovina, com o selecionador nacional a fazer estrear o médio benfiquista João Neves (19 anos) a caminho da fase final do Europeu.

Não é que se estranhe (há muito que existe uma grande “claque” a “exigir” isso) mas não deixa de ser curioso a forma de surgir agora, a tempo de progredir (desejando-se a melhor sorte) e, eventualmente, a abrir as portas de “tubarões” europeus (e não só) a partir do final desta época desportiva.

Portugal, recorde-se, enfrenta, no sétimo jogo do Grupo J para o Euro’2024, a Eslováquia (13 de outubro, às 19h45, no Estádio do Dragão) e a Bósnia-Herzegovina (16 de outubro, em Zenica).

O Grupo J conta ainda com a presença das seleções do Luxemburgo, Liechtenstein e Islândia.

Portugal lidera a classificação com seis vitórias em seis jogos e em caso de vitória no confronto com a Eslováquia sela a presença no Euro 2024 da Alemanha.

Os convocados por Roberto Martinez foram os que se indicam:

Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma);

Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton Wonderers), João Cancelo (FC Barcelona), Raphael Guerreiro (Bayern Munique), Danilo Pereira (PSG), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting CP) e Toti Gomes (Wolverhampton Wanderers).

Médios - João Palhinha (Fulham FC), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (SL Benfica), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio Monteiro (Al Nassr), Vitinha (PSG) e Bernardo Silva (Manchester City)

Avançados - Ricardo Horta (SC Braga), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (FC Barcelona), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers), Gonçalo Ramos (PSG) e Diogo Jota (Liverpool FC).

Roberto Martinez teve oportunidade de comentar as escolhas feitas, afirmando que “podemos apurar-nos no próximo jogo, com uma vitória sobre a Eslováquia. Depois precisamos de continuar a crescer. O único objetivo agora é preparar o jogo com a Eslováquia da melhor maneira possível. Temos um grupo de jogadores maior do que os 26 que teremos neste estágio, isso está claro. Depois, logo veremos como vamos utilizar os próximos estágios”.

Sobre a chamada de João Neves, referiu que “o jogador deu um passo em frente na sua evolução como futebolista. Esta época está a liderar uma equipa como o Benfica, com jogos na Champions. Foi o homem do jogo contra o FC Porto… Depois do desempenho que teve com os sub-21 no último estágio, é um merecido passo em frente. Agora tem de lutar para o próximo passo na sua carreira”.

Confirmou que “que foi a lista mais difícil para nós. Fizemos uma pré-lista de 42 jogadores e foi muito difícil. Não acho que haja um jogador que não mereça continuar depois do desempenho no último estágio, foi um resultado histórico e um comportamento exemplar. Temos jogadores portugueses que estão a jogar a um alto nível, na melhor competição de clubes do mundo, tal como o Diogo Leite, o Bruma, o Matheus Nunes, o Galeno, João Mário, William Carvalho… Acho que temos um grupo de jogadores muito maior do que as posições que temos disponíveis. Mas é uma boa notícia para o futebol português, há muita competitividade pelas posições na Seleção. Uma mensagem para os que estão fora: continuem a trabalhar para quando chegar a oportunidade, estarem prontos”.

Roberto Martinez salientou também que “como selecionador, preciso de saber tudo. É normal e parte do meu trabalho é falar com treinadores que têm jogadores portugueses. Falei com Sérgio Conceição, Rúben Amorim, Roger Schmidt e Artur Jorge… Enquanto treinadores, têm informação única. Sei que o Galeno pode ser muito útil para a Seleção, gosto muito da verticalidade e da forma de jogar dele, um destro que joga na ala esquerda. Polivalente, pode jogar com uma linha de 4, de 5… Gosto muito disso. A informação do treinador é essencial para mim”.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.