Sábado 27 de Abril de 2024

Mesas Redondas sobre matérias desportivas de impacte em debate no Fórum Lisboa

Aproximar o Desporto do Cinema e do audiovisual proporciona um novo olhar sobre o desporto. As histórias que podem ser contadas, os pormenores técnicos valorizados, a excelência dos resultados atingidos e eternizados.

UESPT-FilmeDesporto-25-10-2023 (1)As alegrias e as derrotas, a resiliência e a adaptação, as conquistas e os desaires. Atualmente, podemos ver filmes remasterizados que permitem um olhar estético sobre momentos históricos e inéditos do desporto.

Tudo vai acontecer na edição de 2023 do Lisbon Sport Film Festival, com debates com jornalistas, especialistas do cinema, do audiovisual e do desporto, neste domingo.

A abrir a manhã de domingo (10 horas) o tema “Desporto e Sociedade” reúne três individualidades cuja narrativa nos conduzirá até ao justo valor do desporto na sociedade, como são os casos de Susana Feitor – Presidente da Fundação do Desporto, António Leal – Produtor e o organizador do CineFoot, Brasil e Nuno Delgado – CEO Escola de Judo Nuno Delgado, assunto moderado pelo antigo ginasts e técnico Manuel Boa de Jesus.

Pelas 11h00, lugar à apresentação dos filmes premiados na Mostra Desporto e Sociedade, seguindo-se (15h) os filmes a concurso da Mostra “Desporto Visto pelos Jovens” – Prémio Professor Noronha Feio.

Pelas 14:30 e a partir da apresentação do filme “Dueto Sincronizado”, filme Extraconcurso, tem lugar a Mesa-Redonda “Desporto e Imagem”, sendo que protagonistas como Cheila e Beatriz estarão desta vez fora do écran.

O campeão Europeu de Judo Miguel Vieira testemunhará sobre a sua recente presença no pódio e como gere a sua imagem no alto rendimento, participando ainda Luís Monteiro – Presidente da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal; Diogo Oliveira – jornalista Sport TV e Pedro Henriques- Repórter de Imagem Sport TV, com a moderação de Fernando Seabra – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da UESPT Portugal, que promove o evento.

Pelas 17h, passará, em Sessão Especial, o Filme “Viktoria”, de Mónica Lima (Filme extraconcurso) e o Filme Unidos pelo Desporto para todos (Federação Portuguesa Desporto para Deficientes) -filme extraconcurso.

A temática abordada por estas curtas-metragens é relativa à performance dos intervenientes -desportistas portadores de deficiência e do seu quotidiano de vida.

Pelas 17h30, lugar à Mesa-redonda “Desporto e Cinema”, com a presença de Mónica Lima – Realizadora; ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação; “Cinema de Portugal” por Sandro Araújo (Comité Paralímpico Portugal), com a moderação de Leonor Moniz Pereira – Professora Jubilada da FMH-UL.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.