Sexta-feira 10 de Maio de 2024

FC Porto e Benfica na Taça do Mundo de Futebol de Clubes em 2025

AIPS-FIFA-CopaMundoClubes2025-18-12-2023

FIFA/AIPS

De acordo com um despacho publicado por Keir Radnedge, delegado de futebol da AIPS, no site da Associação Internacional de Imprensa Desportiva, a FIFA confirmou Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Internazionale, Porto e Benfica na primeira Taça do Mundo de Clubes, ampliada nos Estados Unidos, em 2025.

A decisão foi tomada na reunião havida antes das meias-finais da Taça do Mundo de Clubes da FIFA 2023, em Jeddah, na Arábia Saudita.

Foi criada uma fórmula de coeficiente que garante que alguns dos clubes mais populares do futebol mundial serão lucrativamente recompensados ​​pela atenção, televisão e patrocinadores para lançar a nova e controversa Taça do Mundo de Futebol de Clubes.

A propósito, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, referiu que “os clubes desempenham um papel fundamental no futebol mundial, e a Taça do Mundo de Clubes da FIFA 2025 será um marco importante no fornecimento de clubes de todas as confederações com um palco adequado para brilhar no mais alto nível do jogo”, tendo acrescentado que “esta será uma competição aberta baseada no mérito desportivo que desempenhará um papel fundamental como parte dos nossos esforços para tornar o futebol verdadeiramente global”.

A competição, em gestação há muito tempo, tem sido criticada na Europa como uma tentativa da FIFA de influenciar o lucrativo setor de clubes de elite e impor uma carga extra desnecessária aos sobrecarregados e craques explorados voando ativamente entre clubes e países.

Mas isso não é tudo. A FIFA também está a trabalhar na criação de uma Taça Intercontinental de clubes entre os campeões de todas as confederações não europeias e que terminará num playoff contra os atuais detentores da Liga dos Campeões.

A decisão de construir o esqueleto da nova Taça do Mundo de Clubes foi carimbada pelo conselho administrativo da FIFA em Jeddah, na Arábia Saudita, no meio da realização da atual – em grande parte mal-amada – Taça do Mundo de Clubes.

Um sistema de coeficientes baseado em competições regionais de clubes internacionais nos últimos quatro anos resultou na avaliação inicial, que se apresenta:

ÁFRICA – 4 equipas:

Via caminho dos campeões (Liga dos Campeões da CAF) – 3 equipes

2020-21 e 2022-23: Al Ahly SC (EGY)

2021-22: Wydad AC (MAR)

2023-24: A confirmar

Via caminho de classificação – 1 equipe a ser confirmada.

ÁSIA – 4 equipas:

Via caminho dos campeões (AFC Champions League) – 3 equipas

2021: Al Hilal SFC (KSA)

2022: Diamantes Vermelhos Urawa (JPN)

2023-24: a confirmar.

Via caminho de classificação – 1 equipa a ser confirmada

EUROPA – 12 equipes

Através do caminho dos campeões (UEFA Champions League) – 4 equipas

2020-21: Chelsea (Inglaterra)

2021-22: Real Madrid (Espanha)

2022-23: Manchester City (Inglaterra)

2023-24: a confirmar

Via caminho de classificação – 8 equipas

Bayern de Munique (Alemanha)

Paris Saint-Germain (França)

Internacional (Itália)

Porto (Portugal)

Benfica (Portugal)

10 a serem confirmados

11 a serem confirmados

12 a serem confirmados

NORTE & AMÉRICA CENTRAL, CARIBE – 4 equipas

Via caminho dos campeões (Concacaf Champions Cup)

2021: CF Monterrey (México)

2022: Seattle Sounders FC (EUA)

2023: Clube León (México)

2024: a confirmar

OCEANIA – 1 equipa

Via caminho de classificação

Auckland City FC (Nova Zelândia)

AMÉRICA DO SUL – 6 equipas

Via caminho dos campeões (CONMEBOL Libertadores) – 4 equipas

2021: Palmeiras (Brasil)

2022: Flamengo (Brasil)

2023: Fluminense (Brasil)

2024: a confirmar

Via caminho de classificação – 2 equipas

a ser confirmado

a ser confirmado

A vaga final será atribuída a um clube do país anfitrião, sendo oportunamente fornecidos mais detalhes.

A primeira edição do torneio acontecerá de 15 de junho a 13 de julho de 2025.

A FIFA explicou que “essas datas foram definidas para garantir que a programação do torneio esteja harmoniosamente alinhada com o calendário internacional de jogos para permitir tempo suficiente entre a final do torneio e o início da temporada em muitas ligas nacionais em todo o mundo, considerando mínimos de três dias de descanso entre os jogos devem ser garantidos, a fim de salvaguardar o bem-estar dos jogadores”.

O formato da competição envolve uma fase de grupos composta por oito grupos de quatro equipas, jogando um único jogo round-robin, com as duas melhores equipas por grupo avançando para as oitavas de final e uma competição eliminatória (sem terceiro lugar).

Como se tudo isto não bastasse, a FIFA está a criar uma Taça Intercontinental a ser disputada anualmente a partir de 2024, que deverá contar com todos os campeões de clubes da confederação não europeia.

O título será decidido numa final em local neutro entre os vencedores da UEFA Champions League e os vencedores de um “play-off” intercontinental entre clubes das outras confederações.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.