Segunda-feira 29 de Abril de 0542

Morreu aos 98 anos Jacques Delors

Jacques Delors _ PEuropean

European Parliament 

O antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, morreu  em Paris aos 98 anos, informou a familia.

Jacques Delors, foi uma um dos mais importantes politicos na  construção do projeto europeu, o “Pai do Euro”, assim era chamado, foi como presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, esteve ligado directamente à adesão de Portugal à União Europeia em 1986, no mesmo ano em que foi aprovado o Ato Único Europeu, o qual levou à criação do Mercado Único Europeu, mais tarde em 1993.

A assinatura dos acordos de Schengen, o lançamento do programa de intercâmbio de estudantes Erasmus, a reforma da Política Agrícola Comum e o lançamento da União Económica e Monetária que conduziu à criação do euro são outros dos momentos do projeto europeu que estão associados a Delors.

Era do Partido Socialista francês, desde 1974, foi eleito para o parlamento europeu em 1979 e presidiu à Comissão Económica e Monetária até maio de 1981, de pois exerceu as funções ministro da Economia e das Finanças e teve eleito presidente da Câmara de Clichy, de 1983 a 1984.

Portugal, o Governo português,  vai decretar um dia de luto nacional pela morte de Jacques Delors, informou o gabinete do primeiro-ministro António Costa.

“Com a morte de Jacques Delors, a UE perde um gigante. “Nomeado Cidadão Honorário da Europa, trabalhou incansavelmente como Presidente da Comissão Europeia e como membro do Parlamento Europeu por uma Europa unida. “Gerações de europeus continuarão a beneficiar do seu legado.” afirmou a Presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola.

© 0543 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.