Sábado 27 de Abril de 2024

Chuva, vento, neve e agitação marítima forte na semana da Páscoa no continente

chuval

Arquvo Central Noticias

A depressão  NELSON,  foi o nome atribuído pela AEMET (serviço meteorológico espanhol) a uma depressão que está a afectar Portugal.

Esta depressão que estava centrada em 49.9N 14.6W às 14UTC no dia 27, é o núcleo principal de uma vasta região depressionária, com ondulações frontais associadas, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, influenciando o estado o tempo em Portugal Continental.

Segundo o comunicado do IPMA –  Instituto Português do Mar e da Atmosfera, até ao domingo de Páscoa, dia 31, a precipitação será uma constante, ocorrendo com mais intensidade até final de dia 28, quinta-feira. Esta precipitação pode ser acompanhada de trovoada e queda de granizo, com maior probabilidade nos dias 29 e 30.

Prevê-se queda de neve nas serras da região Norte e na Serra da Estrela, principalmente nos pontos mais altos desta elevação.O vento será moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte e com rajadas até ao final da tarde de dia 28, sendo estas rajadas até 85 km/h, podendo atingir 100 km/h nas serras do Gerês e da Estrela.

Nos dias seguintes, 29 e 30, o vento deverá diminuir de intensidade, voltando a intensificar no dia 31, com rajadas até 65 km/h, podendo atingir 75 km/h nas terras altas.Os valores de temperatura não deverão ter variações significativas até ao dia 31. Assim, os valores de temperatura mínima vão variar, de um modo geral, entre 6 e 10°C, sendo entre -1 e 6°C no interior Norte e Centro. A temperatura máxima vai oscilar entre 09 e 16°C e sendo inferiores a 10°C em alguns locais do interior Centro.

Prevê-se agitação marítima forte na costa ocidental até dia 30, sendo o período mais critico até à madrugada de dia 29, sexta-feira, onde se esperam ondas de noroeste entre 5 e 7 metros de altura significativa, podendo atingir uma altura máxima de 12 metros.Este comunicado será atualizado ao final da tarde de 29 de março.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.