Terça-feira 28 de Maio de 2024

Nuno Borges, o número um português, apurou-se para os quartos de final do Estoril Open

Nuno Borges, o único português em competição no Millennium Estoril Open, voltou a puxar dos “galões” de uma real categoria ao afastar o adversário desta quinta-feira, Lorenzo Musetti, chegando, pela primeira vez, aos quartos de final do maior torneio luso de sempre!

Quase setenta e duas horas depois do primeiro encontro, Nuno Borges assinou uma exibição de gala para obter uma das melhores vitórias da carreira e chegar, pela primeira vez, aos quartos de final, onde igualou o melhor resultado em torneios ATP, para além de manter a posição do melhor português a partir de agora, face ao fim da carreira por parte de João Sousa.

Em estreia no Clube de Ténis do Estoril, o italiano de 22 anos (número 24 mundial e terceiro cabeça de série) assinou a primeira quebra de serviço do encontro, mas o herói da casa — foi o único a superar a ronda de estreia — reagiu a tempo e embalou para um triunfo por 7-6(4) e 6-3 depois de anular dois set points antes do tie-break.

A vitória desta quinta-feira foi a terceira de Nuno Borges contra um adversário do top 30 mundial. Todas aconteceram este ano, com as duas primeiras (Alejandro Davidovich Fokina e Grigor Dimitrov) no piso rápido do Australian Open e esta em terra batida… contra um especialista da superfície.

Depois de João Sousa em 2018 e João Domingues em 2019, Nuno Borges torna-se no terceiro tenista português a chegar aos quartos de final de singulares do Millennium Estoril Open, que acontece desde 2015.

O próximo adversário de Nuno Borges é o chileno Cristian Garín (112º e ex-17º), agendado para o Court Cascais, nesta sexta-feira, não antes das 14 horas.

Tenis-EstorilOpen-04-04-2024Um ano depois do décimo e derradeiro título ATP, Casper Ruud somou o quinto triunfo consecutivo no Millennium Estoril Open ao bater Botic Van De Zandschulp (87.º do ranking) com os parciais de 6-1 e 6-2 em somente 77 minutos.

Oitavo da hierarquia ATP, o norueguês nem sequer perdeu o serviço e igualou os frente a frentes com o opositor neerlandês (3-3) para atingir pela 48ª vez os quartos de final de uma prova do circuito principal, 32ª em terra batida.

Com 18 vitórias e duas finais na presente temporada, Ruud procura ser o primeiro jogador da história do torneio a defender o troféu arrecadado no ano anterior e para regressar às meias-finais terá de ultrapassar Marton Fucsovics (85º), nesta sexta-feira.

O húngaro prevaleceu no último encontro da jornada, que foi um autêntico espetáculo e que contou com casa cheia e grande ambiente. Ao cabo de 2h04, Fucsovics precisou de anular três match points para derrotar o carismático Gael Monfils, 45º do ranking (antigo sexto) e sétimo cabeça de série, por 1-6, 6-1 e 7-5 para celebrar pela primeira vez ao quarto confronto face ao gaulês de 37 anos.

O tenista magiar logrou assim marcar presença em quartos de final ATP pela 22ª ocasião, mas apenas quarta em terra batida e primeira na superfície desde 2019.

Num dos encontros mais apetecíveis da segunda ronda, perante um Court Cascais a rebentar pelas costuras, Richard Gasquet (122º ATP) derrotou Dominic Thiem (91º) por 6-4 e 7-6(6) para atingir os primeiros quartos de final no circuito principal desde agosto.

Campeão do Millennium Estoril Open em 2015, antigo sétimo do ranking mundial carimbou acesso pela quarta vez em cinco participações aos quartos de final do maior torneio de ténis em Portugal. Neste caso como lucky loser repescado diretamente para a segunda ronda depois da desistência de Alejandro Davidovich Fokina, quarto pré-designado.

Num duelo entre dois dos jogadores mais carismáticos do circuito, muito devido às esquerdas a uma mão, o francês (37 anos) foi superior praticamente todo o encontro, evidenciou toda a magia que o carateriza e só enfrentou um ponto de break ao longo dos 2h02 minutos, mesmo que no segundo parcial tenha estado a servir em segundo lugar.

No segundo set, Gasquet precisou de anular dois set points no tie-break quando Thiem (campeão do US Open de 2020 e antigo número três ATP) esboçou uma reação e ameaçou a recuperação. Mesmo assim não evitou que o mano a mano entre os dois ex-top 10 ficasse agora igualado a três triunfos para cada lado.

Tenis-EstorilOpen--04-04-2024Nos quartos de final, o talentoso gaulês terá pela frente o espanhol Pedro Martinez (77º) – esta sexta-feira – que nesta quinta-feira superou o compatriota Roberto Bautista Agut (93º) por 7-5 e 6-4.

Para esta sexta-feira, o programa continua a ser de expetativa alta, face aos elementos em prova, pelo que, atendendo à melhoria das condições atmosféricas (23º de temperatura máxima, sem chuva), os despiques vão continuar a verificar-se a cada “final”.

E com o português Nuno Rocha a prometer bastante para a tarde desta sexta-feira.

 

Fotos Estoril Open

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.