Terça-feira 23 de Julho de 2024

Projeto EDUCOAST, Sessão de Encerramento em Tavira

Projeto_educoast_encerramento_2024_4O Projeto EDUCOAST, promovido pelo IPMA e financiado pelas EEA Grants, fez a sua Sessão de Encerramento no passado dia 26 de junho de 2024, com apresentações sobre os resultados do projeto no Centro de Ciência Viva de Tavira, seguido de uma visita à Estação do IPMA em Tavira e uma saída de campo à Ria Formosa, no sapal adjacente à Estação.

A sessão de abertura contou com a participação da Dra. Maria Ana Martins, Vogal do Conselho Diretivo do IPMA, Dra. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programas e Financiamentos da DGPM (Operador do programa de financiamento), Dra. Sónia Pires, Vereadora da Câmara Municipal de Tavira, e Professor Doutor Francisco Fatela, em representação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Projeto_educoast_encerramento_2024_2O projeto superou largamente as expetativas iniciais. Em 2 anos alcançou um total de 2275 pessoas, desde alunos do ensino básico e secundário, alunos do ensino universitário e politécnico, professores, e profissionais do setor marítimo-turístico. O projeto promoveu ações de formação e divulgação na área das Geociências Costeiras, usando a localização privilegiada do IPMA junto à Ria Formosa, como sala de aula e laboratório a céu aberto. As atividades assumiram uma forte componente prática, recorrendo a uma abordagem pedagógica baseada na natureza e na aprendizagem experimental, apostando em atividades “mãos na massa”, que não podem ser adquiridas no ambiente típico de sala de aula.

As ações de formação beneficiaram dos laboratórios da Estação do IPMA em Tavira que, através da coordenadora do Projeto, Doutora Teresa Drago, têm vindo a ser reequipados para estudos na área da geologia marinha. O projeto contou com uma equipa de especialistas nas ciências costeiras e marinhas, geólogos, biólogos e oceanógrafos, e promoveu a colaboração e parceria com universidades e centros de investigação de todo o país, escolas e associações. Para além do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (promotor), são parceiros neste projeto a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Centro de Ciência Viva de Tavira.

Projeto_educoast_encerramento_2024_1O projeto EDUCOAST foi financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants ao abrigo da Call #5 – Educação, que permitiu a implementação das várias ações de formação, assegurando as despesas relacionadas com a frequência dos formandos, incluindo participantes de um dos países doadores, a Noruega.

Instituto Português do Mar e da Atmosfera

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.