Domingo 10 de Novembro de 2024

Portugal nas Ilhas Faroé para se apurar para o Europeu de Futebol Sub21

FPF-Europeu-SUb21-10-10-2024

FPF

A equipa de Portugal apresenta-se nas Ilhas Faroé para conquistar um ponto apenas para garantir a presença na fase final do Europeu de Futebol Sub21, em 2025.

Rui Jorge, selecionador nacional, salientou que “o que gostaria de ver em campo é uma equipa com um nível muito semelhante ao que se apresentou contra a Croácia. Acho que se mantivermos o nível, conseguiremos uma vitória. As Ilhas Faroé são, claramente, em termos individuais, uma equipa inferior à nossa. Cabe-nos demonstrar, e digo isto milhares de vezes, que assim é”, realçou.

Sobre a grande novidade na equipa, o sportinguista Geovany Quenda, Rui Jorge não abriu o jogo, mas relembra que “é verdade que, como se fala, jogamos muitas vezes em 4x4x2 losango. No entanto, não sei se jogamos mais vezes em 4x4x2 ou em 4x3x3. É um bocadinho indiferente. Podemos ajustar durante o jogo, pode haver alguma nuance dentro do 4x4x2 losango que permita ao Quenda utilizar mais o seu flanco. Portanto, pode acontecer”.

Para Mateus Fernandes “a verdade é que as Ilhas Faroé nos incomodaram no primeiro jogo. Foi em Faro, ao intervalo estava 0-0. É uma equipa que baixa muito as linhas, que não nos permite ter muito espaço entre linhas e dificulta-nos um bocado. Sabemos o que temos a melhorar, sabemos onde somos fortes, temos vindo a trabalhar bem e estamos muito preparados para o jogo”, acrescentando que “jogando pela seleção nacional queremos sempre os três pontos, queremos sempre ganhar, jogar para ganhar. O mister também nos passa essa mentalidade, portanto estamos aqui para somar os três pontos e vencer”.

No último treino, esta quinta-feira, os atletas portugueses foram acompanhados por baixas temperaturas que acabaram por trazer alguma precipitação de neve.

O primeiro jogo realiza-se esta sexta-feira (16h), em Klaskvik, sendo que o segundo encontro será dia 15 de outubro, pelas 18h00, em Andorra La Vella. Um empate contra uma destas equipas já será o suficiente para se garantir passaporte direto para o Europeu da categoria, a realizar-se no mês de junho, na Eslováquia.

A equipa portuguesa é primeira classificada do Grupo G, com 21 pontos somados em oito partidas. Na classificação, a Equipa das Quinas é seguida pela Grécia (com 17 pontos em nove jogos), pela Croácia (com 16 pontos em oito jogos), pelas Ilhas Faroé (com sete pontos em oito jogos), pela Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e por Andorra (com três pontos em oito jogos).

No seu percurso, Portugal conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa) e Croácia (5-1 em casa e 2-0 fora). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

Os jogadores convocados são:

Guarda-redes: André Gomes (Benfica), João Carvalho (Braga) e Samuel Soares (Benfica).

Defesas: Chico Lamba (Arouca), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers), Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão), Tiago Santos (Lille);

Médios: Dário Essugo (Las Palmas), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (Braga), Mateus Fernandes (Southampton), Paulo Bernardo (Celtic) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers), Fábio Silva (Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting), Henrique Araújo (Arouca), Pedro Santos (Moreirense), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (Wolfsburg);

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.