Nesta quinta-feira, o FC Porto não conseguiu, no Estádio Olímpico de Roma, dar a volta aos italianos e sucumbiu nos momentos finais do jogo, apesar da “ajuda” de Rensch (90+6’) ter feito um autogolo, que não foi suficiente para os portistas.
Aliás, de acordo com as estatísticas, os italianos do Roma foram sempre superiores, desde os 19-5 remates, dos quais 6-1 para a baliza, com uma posse de bola de 56/44%, dados penalizantes para os portistas por alta de “atitude” – apenas um remate e um golo – porquanto para se ganhar é preciso marcar, mormente depois de muito se rematar para a baliza.
Para “agravar” a situação, numa altura em estava a perder apenas por um golo, Eustáquio foi expulso (51’), o que “desequilibrou” por completo a equipa portista, pelo que o adeus foi definitivo.
O FC Porto começou com vontade cerrada, ao ponto de se colocar em vantagem no marcador (Samu, 27’) mas depressa sofreu dois golos quase de rajada, que “abanaram” a estrutura nortenha, obtidos por Dybala (35’ e 39’), resultado que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo e com a saída de Eustáquio, a situação piorou e os italianos marcaram mais dois golos: Pisilli (83’) fez o 3-1 e, depois (90+6’) Rensch “abonou” os portistas, mas apenas por cortesia.
Na véspera, o Sporting, como se esperava, não foi além de um empate (0-0), não tendo sofrido uma segunda goleada porque Rui Silva, em dia sim, safou cinco golos com defesas de categoria, uma delas na sequência de uma grande penalidade, o que manteve o jogo até ao fim num 0-0 irritante.
O Sporting também não jogou por aí além, face às estatísticas, que apontaram para uma supremacia total do Borussia (19-7 em remates, dos quais 5-1 para a baliza, numa posse de bola de 56/44%), nada favorável para os leões.
Com estes resultados, apenas o Benfica se mantém em prova, na Liga dos Campeões, entrando nos oitavos de final, ainda que aguarde mais uns dias para saber quem será o adversário.
Entretanto, o jogo entre o Sporting de Braga e o Nacional abre, esta sexta-feira (20h15) a 23ª jornada da Liga Betclic. O Benfica recebe o Boavista no sábado, o Sporting desloca-se ao AVS SAD no domingo e o FC Porto fecha a ronda na segunda-feira.