Sofia Prazeres, Tânia Couto e Joana Pedroso reavivaram, este sábado, a história que o trio escrevera em 1991, quando passara pelos Qualifiers da então designada Taça Federação.
Para chegar à fase de todas as decisões que viria a ser ganha, há 34 anos, pela Espanha que, com Conchita Martinez e Arantxa Sanchez Vicário, superou (2-1) a congénere dos Estados Unidos, representada por Jennifer Capriati, Mary Joe Fernandez, Zina Garrison e Gigi Fernandez, o trio luso, com Prazeres e Couto a jogarem os singulares e o par, foi afastado pela Áustria – curiosamente, seleção que as comandadas de Neuza Silva afastaram, esta semana, para garantir lugar no play-off de acesso aos Qualifiers de 2026 – com Judith Wiesner, Barbara Paulus, Marton Maruska e Petra Schwarz, na ronda inaugural composta por 32 nações.
Para trás, na ronda de qualificação, jogada em julho nos pisos rápidos do Nottingham Tennis Centre, Portugal deixou para trás as Bahamas (3-0) e Taiwan (2-1).
Em novembro próximo, não será a primeira vez que Portugal vai estar nas decisões da Billie Jean King Cup, mas as eleitas de Neuza Silva vão tentar, no mínimo, passar chegar aos Qualifiers e daí aos Finals em 2026, reeditando o feito das compatriotas às quais permitiram, este sábado, reviver a própria história, 34 anos mais tade.
Francisco Cabral finalista em Madrid
Francisco Cabral e Lucas Miedler vão chegar ao Oeiras Open 4 do Jamor, pelo menos como vice-campeões do ATP Challenger 100 de Madrid, depois da dupla luso-austríaca ter carimbado lugar na decisão do torneio da capital espanhola.
Em busca do primeiro título de 2025, o número um português da variante, 57º do ranking mundial de pares, e o parceiro que ocupa o 56º posto, suplantaram o brasileiro Orlando Luz (64º) e o francês Albano Olivetti (51º) com os parciais de 6-4, 3-6 e 10-7.
Esta é a 21ª final da carreira de Cabral ao nível Challenger, escalão no qual contabiliza 13 troféus de campeão. Todavia, o portuense, de 28 anos, já leva dois troféus de campeão em ATP – Estoril, com Nuno Borges, e Gstaad, ao lado de Tomislav Brkic – em cinco finais discutidas.
Adiada para domingo, em virtude das condições climatéricas, a decisão madrilena acontecerá com o suíço Jakub Paul (92º) e o neerlandês David Pel (87º) do outro lado da rede.