Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2) foi o surpreendente vencedor da quarta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).
Decorrida na primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal, depois de um verdadeiro “golpe de teatro” na última classificativa [Sever/Albergaria], quando o líder destacado, Kris Meeke, se debateu com graves problemas na suspensão traseira do Toyota GR Yaris Rally2 e já nem conseguiu chegar ao controlo horário final, em Matosinhos (Exponor). A nível de tempo total, o britânico ganharia por uma margem de 9.5 segundos, mas teria, para certificar aquela que parecia ser a quarta vitória da época, que cumprir uma longa ligação até à “meta”…
Meeke dominou em absoluto, apesar de um furo, e chegou à décima e derradeira classificativa com um pecúlio de 2m13.9s em relação a Pedro Almeida, que aproveitara o furo de Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) já na parte final do dia para ascender ao segundo lugar e melhor português e mais tarde vencedor.
Numa prova bastante dura – a primeira etapa do rali português do WRC comportava 149,48km em dez classificativas –, devido ao estado dos pisos aquando da passagem das equipas do CPR, o piloto da Toyota destacou-se sempre de Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2). O espanhol da Hyundai, tal como sucedera nas três provasanteriores, nunca conseguiu superiorizar-se a Meeke e quando saiu de estrada, naquinta classificativa, estava a 15.1 segundos do líder. Depois e, na sequência do despiste, um problema elétrico impediu-o de continuar.
A segunda passagem pelo troço da Lousã foi pródiga em incidentes, já que Meekesofreu um furo, perdendo bastante tempo, e Sordo despistou-se, permitindo ao seu rival manter a liderança, com 48.3s face a Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2). Este ascendeu ao primeiro lugar entre os pilotos portugueses logo em Mortágua, apesar daoposição de Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2) desde o início. Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2) ainda rondou essa luta, com José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) e Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) muito por perto. Contudo, algunscontratempos surgidos ao algarvio fizeram-no perder tempo para aqueles adversários.
Para além de Sordo, também Ernesto Cunha (Skoda Fabia Evo Rally2), devido a uma saída de estrada sem consequências, desistiu na Lousã.
O “golpe de teatro” na liderança entre os pilotos portugueses aconteceu em Mortágua 2, quando Armindo Araújo furou e Pedro Almeida assumiu o segundo lugar, com 24.7s de vantagem para o piloto do Skoda. E José Pedro Fontes, que era quarto classificado, teve pior sorte, ao desistir devido a uma avaria na bomba de óleo do Citroen C3 Rally2. Quando o primeiro lugar parecia entregue a Meeke, que tinha 2m13.9s de vantagem para Almeida, surge novo volte-face, com a quebra da suspensão traseira do Toyota. Embora tivesse concluído a “especial” e totalizasse uma vantagem de 9.5s para aquele último, já não teve possibilidade de concluir o rali. O “forcing” de Armindo Araújo nesse troço, que era a power stage do CPR, deixou-o a 2.7s de Almeida, depois de ter dominado entre os portugueses em mais de metade da prova. Quem esteve algo discreto, para o que também contribuíram dois furos, foi o jovem Gonçalo Henriques (Hyundai i20 N Rally2).
Classificação final (Oficiosa)
1º, Pedro Almeida/António Costa (Skoda Fabia RS Rally2), 1h50m37.4s
2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), 1.50.40.1
3º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), 1.51.36.5
4º, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Hyundai i20 N Rally2), 1.52.49.4
5º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2), 1.52.51.6
6º, Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo Rally2), 1.55.44.7
CAMPEONATO (Classificação oficiosa)
1º, Kris Meeke, 81 pontos; 2º, Armindo Araújo, 76; 3º, Dani Sordo, 66; 4º, Ricardo
Teodósio, 50; 5º, 6º, Pedro Almeida, 37; 6º, Pedro Meireles, 36; 7º, Gonçalo Henriques,
31; 8º, José Pedro Fontes, 29; 9º, Rúben Rodrigues, 18; 10º, Ernesto Cunha, 17.
A próxima prova (quinta) do Campeonato de Portugal de Ralis, e que marca a
entrada na fase de pisos de asfalto da temporada, é o Rali de Castelo Branco e Vila
Velha de Ródão (13/14 junho), organizado pela Escuderia de Castelo Branco.