Terça-feira 12 de Maio de 4415

Quatro dezenas no europeu de Barcelona

NaideGomesSe nada acontecer até ao dia 27 deste mês, primeiro dia da 20ª edição do Campeonato da Europa, Portugal terá 40 atletas em competição, uma das maiores representações dos últimos tempos em termos de competições internacionais deste tipo.

Face aos resultados obtidos por cada um dos seleccionados e do lugar que ocupam na lista europeia desta época, pode estimar-se numa dezena os mais cotados para chegarem ao pódio, com o sector feminino a, uma vez mais, surgir na frente.

Jessica Augusto, Sara Moreira (5.000 e 10.000) e Naide Gomes (comprimento) são as principais estrelas lusas, tal como Francis Obikwelu (100 e 4×100 metros).

Nas provas da marcha (masculina e feminina) Portugal também apresenta atletas já medalhados, o mesmo sucedendo na maratona, onde a grande novidade é a campeã olímpica, mundial e europeia dos 10.000 metros, Fernanda Ribeiro que, o mês passado, completou 41 anos de idade. Uma incógnita, que se espera seja positiva, se bem que não se preveja fácil.

Tendo conquistado 220 medalhas (ouro, prata e bronze) em toda a sua história e em todas as competições, Portugal apresta-se para aumentar este pecúlio.

A primeira medalha de ouro foi conquistada por Carlos Lopes, em 1976, quando se sagrou campeão mundial de crosse, em Chepstow (G. Bretanha), tendo a 220ª (também de ouro) sido alcançada em Maio passado (México), com o triunfo das marchadoras na Taça do Mundo, onde Inês Henriques alcançou a medalha de bronze.

A competição inicia-se no dia 27 deste mês e concluir-se-á no dia 1 de Agosto.

 

© 4416 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.