O FC Porto obteve um excelente empate (0-0) no jogo inaugural do Mundial de Clubes, somando um ponto, tal como o Flamengo, o que pode ser muito importante para o desenrolar dos restantes jogos (com Inter Miami e Al Ahly), atendendo a que partem com uma vantagem, ainda que curta.
O Paris Saint Germain iniciou o novo mundial de futebol de clubes, promovido pela FIFA e que decorre nos Estados Unidos da América, com uma goleada (4-0) ao Atlético de Madrid, confirmando que é o melhor clube europeu, com o selo de campeão europeu em cima dos ombros.
Franceses que contaram com quatro portugueses na abertura, um dos quais, Vitinha, foi considerado o MVP do jogo, tudo a condizer com a liderança europeia do PSG que … soma e segue no grupo B.
Por seu lado, o Bayern entrou “à bruta” ao golear (10-0) os “pobres” neozelandeses do Auckland Citty, nos que são os resultados conhecidos até ao encerramento desta edição.
Nesta segunda-feira, o Benfica defrontará (23 horas) o Boca Juniores.
Registe-se que esta nova competição mundial está na primeira edição, contando com 32 clubes de todo o mundo e que vai decorrer até 13 de julho próximo, dando sequência à Taça Intercontinental (1960) e englobou os campeões da Europa e da América do Sul, que o Real Madrid conquistou, vencendo o Peñarol em duas mãos.
Entre 1980 e 2004, a competição passou a ser anual e, em termos de títulos conquistados, as equipas sul-americanas vão na frente, com 21-20, dando-se novo passo em 2000, quando foi lançado o mundial de clubes, com os campeões das seis confederações continentais.
Em 2004, coube ao FC Porto conquistar a Taça Intercontinental, tendo havido um hiato de 19 anos, para se receber, nesse ano, o novo Mundial de Clubes, que ora surge na sua plenitude globalizante.