Sexta-feira 03 de Julho de 5001

Dia Mundial do Jornalista de Desporto comemora-se nesta quarta-feira

AIPS-GianniMerlo-01-07-2025

AIPS

Comemora-se nesta quarta-feira (2 de ulho) o Dia Mundial do Jornalista Desportivjo, data que também corresponde à passagem do 101º aniversário da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS).

Numa prova de mais de um século de dedicação ao jornalismo desportivo em todo o mundo, Gianni Merlo, presidente da Associação, aproveitou para lançar uma mensagem em que passa em revista o longo caminho percorrido até aos dias de hoje, nos seguintes termos:

“Hoje, 2 de julho, é um dia muito especial para nós, pois em 2 de julho de 1924, a nossa associação nasceu em Paris, antes das Olimpíadas.

Num momento em que vivemos que é muito delicado, perigoso e confuso no mundo, essa incerteza infiltrou-se até mesmo no cosmos do desporto, que exala tensão e absorve apenas os piores aspetos da política.

Precisamos aprimorar a nossa formação cultural, tanto desportiva quanto civil. Precisamos estar prontos para responder às novas demandas da vida, e o nosso compromisso com essa atualização cultural é fundamental.

Sei que não é fácil estudar mais porque o horário de trabalho aumentou, os computadores não nos deram mais tempo livre, mas nos forçam a um compromisso quase não programado.

Temos pouco tempo para a vida privada, mas um sacrifício é necessário para defender a nossa profissão, que sempre desempenhou um papel importante no mundo do desporto e, portanto, na sociedade.

Após 101 anos da nossa história, vemo-nos obrigados a defender o valor cultural do desporto e da nossa profissão.

Alguns dizem que as novas Mídias, os criadores de conteúdo e a inteligência artificial representam um grande perigo para nós. Eu, por outro lado, acredito que basta criar regras éticas e profissionais para explorar os aspetos positivos dessas novas realidades, combatendo os aspetos negativos e perigosos para a liberdade de expressão – o que deve ser importante.

Devemos estar unidos, porque compartilhamos a mesma paixão e o nosso trabalho é dedicado às novas gerações e ao fato de construirmos pontes para unir os jovens do mundo, e não dividi-los.

O desporto tem uma linguagem universal e devemos continuar a defendê-lo dos ataques da corrupção, o que deve ficar muito claro.

Defendemos valores universais e, justamente por isso, a nossa organização completou 100 anos de existência, porque sempre se projetou para o futuro e acolheu todas as gerações de homens e mulheres que veem o desporto como um instrumento fundamental de cultura e paz.

Por isso, nunca podemos esquecer este 2 de julho, que foi o nosso início”.

Bons pronúncios para quem tem que estar acima da média para que possa transmitir princípios de ética, de transparência, integridade, ainda que, cada vez mais, se tenha de “munir” de ferramentas que permitam ir, de superação em superação, no caminho certo, pese embora os perigos – como Gianni Merlo salientou – que se colocam de minuto em minuto, tal a velocidade a que o mundo gira no espaço terrestre!

© 5001 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.