Sexta-feira 04 de Julho de 2025

Presidente do Comité Olímpico Internacional inaugurou aparição oficial em público

AIPS-COI-ApariçãoPublica--03-07-2025 (1)

AIPS Mídia

De acordo com a notícia veiculada no site da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS) – subscrita pela jornalista Nadine Alsheikh Hassan (AIPS Mídia) – a presidente do COI, Kirsty Coventry, fez a primeira aparição oficial no Congresso da União Internacional de Patinagem (ISU), poucas semanas após assumir o cargo.

Kirsty Coventry testemunhou um resultado excecional para este primeiro Congresso Extraordinário nos 133 anos de história, aprovando uma revisão completa das suas regras e regulamentos constitucionais pela primeira vez desde 1893.

A Reunião da ISU VISÃO 2030, tanto em Lausanne (Suíça) quanto online, teve 94 delegados que votaram a favor, de um total de 98 membros votantes, da mudança significativa de governança, marcando um grande salto à frente sob a  Visão 2030 da ISU, o roteiro estratégico da União para modernizar a estrutura e avançar para o futuro. no que respeita aos desportos de inverno.

Com esta decisão, a ISU ganha maior flexibilidade operacional, posicionando-se para navegar no ambiente desportivo global em rápida mudança e de forma mais eficaz, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso inabalável com os princípios fundamentais da boa governança: responsabilidade, transparência e integridade.

Centrado em quatro objetivos principais: Clareza, Simplicidade, Consistência e Agilidade, este processo de revisão assentou em três pilares: colaboração estreita com os membros da ISU, benchmarking com as melhores práticas de outras Federações Internacionais e orientação jurídica especializada de um importante escritório de advocacia suíço. O resultado fala por si: a Constituição revisada foi reduzida de 84 páginas para apenas 34, introduzindo uma estrutura simplificada e uma estrutura de governança mais coerente e unificada.

AIPS-COI-ApariçãoPublica-03-07-2025

AIPS Mídia

Ao dirigir-se aos membros da União, Coventry elogiou a ”jornada ousada e transformadora” da ISU, chamando a atenção para a recém-inaugurada Unidade de Integridade, um passo pioneiro na governança dos desportos de inverno. Ela comemorou o roteiro “Visão 2030″ da ISU, aplaudindo as reformas centradas no atleta que refletem um Movimento Olímpico moderno, que prioriza o atleta.

Nos comentários produzidos, Coventry destacou quatro temas interconectados que destacam a sua visão para o Movimento Olímpico, em linha com as últimas decisões da ISU, tendo enfatizado a importância de estruturas de governança robustas, sustentadas por integridade, transparência e fortes medidas de responsabilização, bem como reforçar que as reformas devem sempre priorizar o bem-estar e os direitos dos atletas: ”A boa governança não é um luxo, é uma necessidade, construída com base na integridade, transparência e responsabilização”, declarou Coventry.

Acrescentou que “os atletas devem sempre permanecer no centro de cada decisão que tomamos. Seu bem-estar e seus direitos não são negociáveis”, pelo que “a parceria entre o COI e a ISU está mais forte do que nunca e, juntos, podemos defender e fortalecer a integridade desportiva em todo o mundo. Devemos respeitar nosso passado, mas também devemos ter a coragem de enfrentar os desafios futuros com uma visão clara e unificada que incorpore os valores olímpicos que todos prezamos”.

Com poucas semanas de mandato, Coventry demonstrou um estilo de liderança ativo e colaborativo. O COI sob sua supervisão demonstra um claro compromisso em apoiar as federações no fortalecimento da governança e da integridade.

Coventry planeia visitar outros Congressos de Federações Desportivas Internacionais, abandonando o estilo de liderança tradicional e passivo do COI para um definido pela liderança por meio de parcerias, provando que o COI não é apenas uma autoridade de cima para baixo, mas um verdadeiro aliado que prometeu trazer todos para a mesa de negociações.

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.