Quarta-feira 30 de Julho de 2025

Sporting, Benfica e FC Porto com testes positivos para o futebol de 2025/2026

03_slb eusebio cup 2025

Fernando Correia / CN

Vencendo os principais jogos de preparação de início de nova temporada futebolística – antes da Supertaça, na que será a abertura oficial – marcada para esta quinta-feira, Sporting, Benfica e FC Porto conseguiram entrar com o pé direito, isto é, com vitórias que, como se sabe, podem dar um “elan” positivo para a abertura da Liga Profissional.

Os leões foram até ao Estádio Nacional (25.000 espetadpres) para vencerem o Villarreal (Espanha) por um magro 1-0 (Hjulmand), golo que resultou da transformação de uma grande penalidade, sem qualquer dúvida.

Com algumas “lacunas” que terão que ser aperfeiçoadas ao longo da época (até maio de 2026), o resultado pode considerar-se ajustado e confirmou a conquista de mais uma edição do Troféu “Cinco Violinos”, afinal o mais importante para o clube e adeptos.

Seguiu-se a receção (55.443 espetadores) do Benfica aos turcos do Fenerbahçe – treinado por José Mourinho – tendo os encarnados sido mais audazes e foram contornando as dificuldades iniciais, face a um jogo alto por parte dos visitantes, mas que começaram a baquear logo a seguir, porquanto o Fenerbahçe reduziu a desvantagem para 2-1.

O primeiro golo surgiu (38’) por Arthurkoglu que, a passe de Pavlidis, apareceu na cara do guarda-redes contrário e abriu o ativo.

Mantendo uma supremacia que foi aprimorando, os encarnados chegaram ao 2-0, depois de uma desorientação (por pressão benfiquista) da defesa turca (42’), quando Browne fez um autogolo. Na resposta, Karheci (em cima dos 45’) reduziu para os turcos (2-1), num momento em que a defesa benfiquista permitiu facilidades para que isso acontecesse.

01_slb eusebio cup 2025

Fernando Correia / CN

No segundo tempo, com as múltiplas substituições realizadas para cada lado, a assimilação dos novos artistas teve altos e baixos, altura em que os turcos aproveitaram (60’) para chegar ao empate (2-2), por intermédio de En-Nesyri, num contra-ataque rápido, em que o avançado fez passar a bola por baixo do corpo de Samuel.

O Benfica “acordou” e (64’) Arthurkoglu, em arco, rematou ao poste, mas Henrique Araújo (81’), que, entretanto, entrou em jogo, voltou a impressionar pela rapidez de jogo e objetividade para o golo, tendo brindado os adeptos benfiquistas com um gesto de belo efeito e fazer entrar a bola na baliza dos turcos, confirmando o 3-2 para o triunfo do Benfica.

A finalizar o trio dos mais fortes candidatos ao título da nova época, o FC Porto recebeu os holandeses do Twente e venceram (2-1), com golos apontados por Van Bergen (51’), Samu empatou (65’) e William Gomes (90+1’, de grande penalidade) confirmou o triunfo dos portistas.

Nesta quinta-feira, o Sporting e o Benfica entram em campo para o primeiro derby da nova época, tendo como palco o Estádio do Algarve, onde disputarão (20h45) a posse de mais uma Supertaça, em encontro que será dirigido pelo árbitro Fábio Veríssimo.

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.