Quase “massacrando” ao longo de todo o jogo, o Sporting entrou rápido, pressionou, dominou o Casa Pia e colocou-se no grupo (que se vier a formar no final desta primeira ronda da Liga Betclic) de candidatos ao pódio, com os leões a pensar, nitidamente, no tri.
Com 27-7 em remates, dos quais 12-2 para a baliza, numa posse de bola de 68/32%, a que juntou 88% de precisão do passe, os leões entraram “esfomeados” – quiçá para “recompor” o menos bom início de época ao perder a Supertaça – como os números justificaram para chegar ao triunfo, o bem mais importante …
Apenas com nove minutos de jogo, Hjulmand mandou a bola ao poste, demonstrando a “pressão”, e Suarez também andou por perto, enquanto Pedro Gonçalves (18’), assistido por Trincão, obrigou Patrick Sequeira – o guardião casapiano – a voar para desviar o remate feito, com o Sporting a somar cantos, mas sem resultados práticos.
Dois minutos depois (20’) os leões voltam a acertar nos ferros, enquanto a primeira meia hora se cumpriu sem que o Casa Pia tivesse feito qualquer remate à baliza do Sporting.
Qual a tática? Ganhar! Ganhar! Ganhar!
Luis Suarez (40’) acertou no ferro da baliza e (42’) Trincão, assistido por Diomandé, desviou para o fundo da baliza à guarda de Patrick Sequeira, e chegou ao 1-0, que se manteve até ao intervalo.
Neste primeiro tempo, os leões fizeram 18 remates (1), dos quais 6 (0) para a baliza, com 71/29% de posse de bola e uma precisão de 87%.
No segundo tempo, a dinâmica leonina manteve-se algo semelhante, ainda que com menor potência, mas sempre atento ao desenrolar dos acontecimentos, até porque, na quebra do Sporting (até por causa das substituições produzidas) aproveitou o Casa Pia para mostrar os “dentes” – ainda que pouco afiados – mas por pouco tempo.
Passava o minuto 62’ quando Hjulman, na sequência de um livre, se adiantou ao defesa, chegou primeiro à bola e desviou-a para dentro da baliza, ante a “impotência” de Patrick Sequeira fazer qualquer coisa para a defender. Estava feito o 2-0 para o Sporting e, com isso, a resistência casapiana reduziu-se e foi apenas esperar que os noventas minutos expirassem.
A primeira ronda prossegue este sábado, com os jogos Nacional-Gil Vicente (15h30) e Arouca-AVS SAD (20h30), sabendo-se que o Benfica-Rio Ave foi adiado para o dia 23 de setembro.