Este sábado, as chamas voltaram a Pedrogão Grande, os fantasmas de 2017 pairaram sobre as populações.
Como um pesadelo esta tarde de sábado as chamas invadem Pedrógão Grande (dois incêndios nas freguesias de Pedrógão Grande e da Graça) obrigam a cinco aldeias a serem evacuadas, com o fogo a dirigir-se para o concelho vizinho da Sertã, do distrito de Castelo Branco.
No site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção civil, a informação deste incêndio, diz que o alerta foi pelas 14h27, tendo durante a tarde estado mais de mil operacionais, com apoio de mais de três centenas de meios e mais de vinte meios aéreos no combate às chamas, no desenvolvimento destes dois incêndios as autoridades cortaram o IC8 e na e EN2 ao trânsito junto destas localidades.
As populações e os autarcas de Pedrogão Grande e aldeias, queixam-se que por tudo que se passou em 2017, não se aprendeu nada, tudo está na mesma, falta de limpeza nos terrenos, ao longo das estradas nacionais e nos locais e caminhos que deviam ser de segurança bem como as bermas não estão limpas, nada se fez, nada se alterou, o eucalipto a crescer de forma descontrolada, a memória é vivida de forma crua por populações muito sofridas.
Entretanto no site da Presidência é comunicado que o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que estabelece medidas de apoio e mitigação do impacto de incêndios rurais. As medidas foram apresentadas há dois dias em Viseu por Luís Montenegro, as decisões do Conselho de Ministros visam mitigar as consequências dos fogos florestais.