O Ética Summit, evento digital promovido pelo Panathon Clube de Lisboa, entrou na fase final de acertos de interventores, na diáspora portuguesa, com epicentro em Lisboa e digitalmente desde o Brasil e até Timor-Leste, com inauguração na sexta-feira (12), prosseguindo a 13 e terminando a 14 do corrente mês.
Exclusivamente realizado em sessões remotas apoiadas numa infraestrutura de eventos online, pretende ser um espaço promotor da reflexão, debate e partilha de conhecimento em torno das questões associadas à ética e integridade no Desporto, no espaço lusófono.
Na edição anterior (2024), o Ética Summit contou com a participação de mais de 4.000 inscritos, demonstrando o crescimento significativo e o interesse crescente da comunidade lusófona em torno destes temas fundamentais. A evolução do evento confirma a sua relevância enquanto plataforma de diálogo e cooperação internacional.
Os participantes terão a oportunidade de assistir a conferências, participar em workshops, envolver-se em grupos de trabalho e de interesse comum, e até criar sinergias e parcerias para o desenvolvimento de projetos multinacionais entre os países lusófonos.
Tudo isto com o objetivo de construir compromissos sólidos em prol de um Desporto com integridade, ética e fair play.
Este evento tem uma vocação profunda de envolver e promover a viva intervenção de pessoas e instituições da sociedade civil desportiva e seu ecossistema, envolvendo especialistas dos países lusófonos – Portugal, África, Brasil e Timor-Leste – para assim assegurar a promoção e divulgação da Ética Desporto em toda a latitude em que haja Lusofonia.
Dirige-se ao público lusófono, sendo que se aceitará exclusivamente a língua portuguesa nas intervenções de todos os seus intervenientes, embora o seu acervo final possa conter documentos físicos ou referências documentais em língua estrangeira. Tendo um programa estruturado, por forma a ser compatível com os fusos horários abrangidos e que entre os seus extremos (Brasil – Moçambique – Timor-Leste) regista uma diferença de 8 horas.
Tem como objetivos gerais:
- conferir visibilidade e importância às questões em torno da ética, integridade e solidariedade no desporto em todo o mundo lusófono;
- cooperar no âmbito da esfera de competências para promover a boa governança no desporto e salvaguardar a integridade, a segurança e a transparência do desporto, a proteção dos jovens jogadores, a promoção dos mais elevados padrões éticos no desporto;
- contribuir para prevenir e combater as ameaças à integridade desportiva, a manipulação de resultados desportivos, a falta de transparência financeira e o tráfico e abuso de menores e outras práticas prejudiciais.
Nos termos específicos, promover:
- intercâmbio de informações e partilha de boas práticas junto do movimento desportivo lusófono;
- promover a boa governança no desporto e a adoção de regras para reforçar a democraticidade, a transparência, a prestação de contas, a gestão financeira sustentável e a adequada representatividade dos agentes interessados no processo decisório das estruturas do movimento desportivo, estabelecendo metas e cronograma de ações a desenvolver em cada área temática.
Inscrições e mais informações podem ser consultadas no seguinte no site do evento, em https://eticasummit.panathlonlisboa.pt/