Sábado 21 de Setembro de 5680

Benfica “made in Mourinho” com o pé direito na Liga Betclic

SL BENFICA VS FERNERBAHÇE SK - UCL

Arquivo

A grande expetativa que existia para este sábado era, sem dúvida, a estreia de José Mourinho – contratado em tempo recorde, eventualmente mundial – no comando da equipa do Benfica, depois de Bruno Lage ter sido afastado após a derrota, na Luz, frente ao Qarabag, depois do empate frente ao Santa Clara.

Com elevado grau de ansiedade, face à mudança de treinador, não se sabia, ao certo, o estado de espírito dos jogadores benfiquistas, sendo que, em termos de profissão, há que cumprir com as normas e as diretivas do “interior”.

Com várias dúvidas a pairar no ar, a verdade é que, ainda que tivesse dominado o jogo de princípio ao fim, o Benfica não encontrou facilidades ante um AVS SAD – apesar de ser o último da classificação da I Liga – que, por seu lado, queria demonstrar que “ninguém mete medo”, face a um colosso com as águias da Luz.

Daí que o sorriso de Mourinho só tivesse chegado depois dos 45 minutos iniciais (45+3’), quando Sudakov atirou pela certa e o 1-0 chegou para alegrar a alma benfiquista.

No segundo tempo, a estatística foi confirmando que a turma de Mourinho estava no bom caminho e que haveria mais golos, como aconteceu (59’) quando Pavlidis, na transformação de uma grande penalidade, fez o 2-0.

Com mais segurança, a ansiedade passou a positividade e Ivanovic (64’) carimbou o 3-0 que seria o resultado, depois de 19-8 remates, dos quais 6-1 para a baliza e numa posse de bola de 64/36% para o Benfica, confirmando-se os 3 pontos para Mourinho poder dormir mais descansado.

No derby dos vizinhos Vitória de Guimarães-Sporting de Braga, ainda que os bracarenses tivessem marcado primeiro (27’) por Fran Navarro – dando sequencia a uma supremacia dos visitantes – o jogo terminou empatado, depois que (32’) Mitrovic marcou.

A superioridade do Sporting de Braga foi relevante (17-11 remates, dos quais 5-3 para a baliza, numa posse de bola de 63/37%) mas não foi efetiva de tal forma que modificasse o 1-1 final.

Em Ponta Delgada (Açores), o Santa Clara conseguiu mais uma vitória, vencendo (2-1) o Alverca – confirmando os dados estatísticos – ainda que mercê de um autogolo do guardião alverquense que, no seguimento de um pontapé de canto e do cabeceamento de um atacante açoriano, a bola foi bater no seu corpo e resvalou para dentro da baliza.

Sérgio Araújo (9’) abriu o ativo para o Santa Clara e Lincoln (19’) empatou, para o Santa Clara desempatar (90+7’) no referido autogolo do guardião do Alverca.

Na Madeira, o Nacional recebeu o Arouca e perdeu (2-1), depois de ter dominado o jogo (15-10 remates, sendo 6-3 para a baliza, numa posse de bola de 59/41%) mas não o resultado, que teve em Ramirez (66’ e de grande penalidade) o marcador do golo, contra os golos protagonizados por Popovic (74’) e Espen van En (89’) para o Arouca.

Matheus Dias (80’) e Fontán (85’), respetivamente do Nacional e do Arouca, viram o cartão vermelho.

Neste domingo, a sessão abre com o Tondela-Estrela Amadora (15h30), segue com o Gil Vicente-Estoril (18h) e termina com o Casa Pia-Famalicão (20h30), ficando para segunda-feira o Sporting-Moreirense a fechar a ronda 6 da Liga Betclic.

© 5680 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.