Quinta-feira 29 de Abril de 2494

Repórteres sem Fronteiras criticam Portugal

rep-sem-fronteirasA decisão de 1 de Julho do Tribunal da Relação de Lisboa, que condena o semanário Sol a pagar 1,5 milhões de euros a Rui Pedro Soares foi condenada pelos Repórteres Sem Fronteiras nos mais fortes termos a decisão.

Pedro Soares atacou a semana seguinte à publicação em 05 de Fevereiro de 2010, um artigo, que o implicava conjuntamente com o Primeiro-Ministro José Sócrates e alguns dos seus familiares no planeamento e na aquisição de controle do canal TVI pela PT. O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou que Sol não tinha recebido a injunção proibindo a publicação da edição, apresentada pelo Sr. Pedro Soares.

Na mesma ocasião referem que isto acontece em Portugal, o mesmo país que já em Maio deste ano um deputado do parlamento nacional ( Ricardo Rodrigues) alegadamente sonega a fita de dois jornalistas durante uma entrevista, em Abril de 2006 o Tribunal de Recurso autorizou a Justiça a examinar os computadores dos jornalistas do 24 Horas e indefere o pedido de anulação e Dezembro 2004 um jornalista foi condenado por recusar revelar fontes.

Acresce o facto de  cinco jornalistas do Sol (Vítor Rainho, Felícia Cabrita, Ana Paula Azevedo, Luís Graça Rosendo e Rosa Me Fátima Esteves) e seu advogado terem sido acusados em Julho pelo  Ministério Público de terem violado num processo paralelo ao processo “Face Oculta”, o sigilo das investigações, terem “perturbado a investigação em curso” ao publicarem uma série de artigos que contém trechos de escutas telefónicas.

 

 

 

© 2494 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.