Nuno Borges qualificou-se, esta segunda-feira, para os oitavos de final do Shanghai Masters, na China, com um triunfo em três partidas (7-6, 4-6, 6-3) sobre o chinês Juncheng Shang.
O tenista luso (51º do ranking) adiantou-se a Shang (237º) no primeiro “set” – marcado por uma quebra de serviço para cada lado – com uma vitória no “tie-break”, por 7-5. Na segunda partida, o jogador chinês quebrou o serviço de Borges no terceiro jogo e administrou a vantagem até final, para consumar o 6-4 a seu favor. No último e decisivo “set”, Nuno Borges impôs-se de igual modo, mantendo o seu serviço e quebrando por uma vez o do adversário, para fazer o 6-3 final, no segundo “match-point” de que dispôs.
O jogador português serviu um total de 17 ases, fez seis duplas faltas e, no final do encontro, mostrou-se “muito contente” com o seu jogo, disputado em “condições muito difíceis, sobretudo devido à humidade”, sublinhou Nuno Borges. “No geral, servi muito bem e fico feliz e orgulhoso pela maneira como competi. Nunca tinha estado nesta fase e vou à procura de mais”, concluiu. Esta é a quarta vez que chega à 4ª ronda de um torneio Masters 1000, a primeira em Xangai.
Na próxima ronda, Nuno Borges tem encontro marcado com o australiano Alex de Minaur.