A Assembleia Nobel do Instituto Karolinska decidiu atribuir o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2025 a Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi “pelas suas descobertas relativas à tolerância imunológica periférica. ”
Os laureados da medicina deste ano descobriram como o sistema imunitário é mantido sob controlo. O poderoso sistema imunitário do corpo deve ser regulado, ou pode atacar os nossos próprios órgãos. Brunkow, Ramsdell e Sakaguchi foram premiados este ano com o prémio de medicina pelas suas descobertas inovadoras relativas à tolerância imunológica periférica que impede o sistema imunitário de prejudicar o corpo.
Os laureados identificaram os guardas de segurança do sistema imunitário, as células T reguladoras, que impedem que as células imunitárias ataquem o nosso próprio corpo.
As descobertas dos laureados lançaram o campo da tolerância periférica, estimulando o desenvolvimento de tratamentos médicos para o cancro e doenças auto imunes. Isto também pode levar a transplantes mais bem sucedidos. Vários destes tratamentos estão agora a passar por ensaios clínicos.