Jaime Faria garantiu lugar no quadro principal do ATP Challenger 100 de Brest, depois de entrar como “alternate” no qualifying. O número dois nacional (127º mundial), foi obrigado a operar uma reviravolta para sair vencedor na ronda decisiva da qualificação, mas acabou por sair vencedor do lituano Edas Butvilas.
Depois de ceder o primeiro set ao adversário (275º ranking), o lisboeta de 22 anos assinou vitória com os parciais de 1-6 e duplo 6-4. Faria disparou seis ases, mas cometeu outras tantas duplas-faltas. Materializou as duas oportunidades de quebrar o serviço a Butvilas que, por seu turno, também converteu os três breakpoints criados.
O estónio Mark Lajal (147º), os norte-americanos Eliot Spizzirri (103º e 5º favorito) e Nishesh Basavareddy (123º, 7º), o italiano Francesco Passaro (139º, 8º), o francês Hugo Grenier (176º) e o finlandês Otto Virtanen (120º, 6º) são os jogadores que aguardam por qualifiers no quadro principal francês.
Primeira vitória internacional de Madalena Matias em dia memorável
Dia memorável para Madalena Matias no ITF W35 Lagos Internacional Ladies Open que, aos 16 anos, defrontou e venceu a alemã Theodora Degelow no encontro mais disputado do dia, selando o triunfo por 6-7 (11/13), 7-6 (7/1) e 10-3, naquele que foi o primeiro sucesso de Madalena em torneios internacionais.
Com isso, Madalena Matias vai discutir a entrada no quadro principal com Aditya Karunaratne, de Hong Kong, que se estreia nesta prova esta terça-feira.
Pelo caminho ficaram Teresa Franco Dias e Catarina Moreira. A primeira foi afastada pela russa Miroslava Medvedeva, com a pupila de João Cunha e Silva a triunfar por 6-2 e 6-2, ao passo que a segunda não teve argumentos para contrariar a neerlandesa Charlotte Van Zonneveld (0-6 e 2-6), adversária da algarvia Inês Murta, que ficou isenta da ronda inaugural.
Entretanto, já são conhecidos os quadros principais de singulares e pares. Na chave individual, Angelina Voloshchuk vai ter como adversária a russa Milana Zhabrailova, Ana Filipa Santos defronta outra tenista de leste, Kira Pavlova, enquanto Sara Lança vai ter pela frente a australiana Melisa Ercan e Milla Sequeira joga a continuidade com a francesa Alice Tubello.
Na variante de pares, Ana Filipa Santos e a italiana Valentina Losciale começam a participação nesta prova defrontando as norte-americanas Baylen Brown e Jamilah Snells, a dupla Inês Esteves/Catarina Moreira joga com as favoritas Carolyn Ansari e Stephanie Vischer, e Madalena Matias, ao lado da ucraniana Mariia Nozdrachova, defronta a lituana Iveta Dapkute e a romena Alexia Laviia Puiac.