Segunda-feira 15 de Dezembro de 2025

CAR do Jamor com certificação de ouro pela Federação Internacional de Ténis

Tenis-CAR-Reconhecido-29-10-2025

FPTenis / Álvaro Isidoro

O Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis foi merecedor, pela primeira vez, da Certificação Ouro (Gold Recognition) por parte da Federação Internacional de Ténis.

A cerimónia aconteceu em Vilnius, capital da Lituânia, onde está a decorrer a Conferência Mundial de Treinadores até esta sexta-feira.

Rui Machado, Diretor Técnico Nacional e responsável pelo CAR português, recebeu a certificação, que tem validade de quatro anos, das mãos de David Haggerty, presidente do organismo que tutela o ténis mundial.

O trabalho desenvolvido pela equipa do centro nacional de treino da Federação, do qual fazem parte, entre outros, Nuno Borges, Jaime Faria, Henrique Rocha, Francisca Jorge e Matilde Jorge viu reconhecido o cumprimento dos requisitos máximos de qualidade estabelecidos pelos Centros Nacionais de Treino e pelo Conselho de Administração da ITF, passando a pertencer a uma elite de sete CAR com esta Gold Recognition.

Tenis-Cabral-29-10-2025Cabral venceu duelo de pares com Borges no Masters 1000 de Paris

A primeira partida de Francisco Cabral como português com o melhor ranking ATP de sempre terminou com a vitória o número 23 mundial e do parceiro Lucas Miedler sobre o duo formado pelo compatriota e amigo Nuno Borges, este em parceria com o checo Tomas Machac, na ronda inaugural do Masters 1000 de Paris.

Chegado ao derradeiro torneio desta categoria da temporada como vice-campeões do ATP 500 de Viena, Cabral e Miedler superiorizaram-se com os parciais de 6-3 e 7-6 (10/8), ao fim de 1h17 horas.

Habituados a jogar juntos desde os sub-10, como profissionais foi a 70ª vez que Francisco Cabral e Nuno Borges partilharam o court em encontros profissionais, mas apenas a segunda como adversários e com o triunfo a pender para o mesmo lado, depois das meias-finais do ATP 250 de Chengdu, na China, em 2023, então Cabral com o brasileiro Rafael Matos por parceiro e Borges a jogar ao lado do francês Arthur Rinderknech.

Esta quarta-feira, Borges e Machac tiveram dois setpoints no tie-break o que podia adiar a decisão para um super tie-break, mas Cabral e Miedler que se mostraram superiores no serviço (67% vs. 64%) e converteram dois dos quatro breakpoints criados, tendo concedido uma quebra de serviço.

O espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos, ex-líderes mundiais da variante que afastaram a dupla luso-austríaca em Roland Garros, são os adversários que se seguem para Cabral e Miedler na Paris La Défense Arena.

Tenis-FranciscaJorge-Loulé-29-10-2025Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk nos oitavos em Loulé

Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk celebraram a passagem à segunda ronda do Loulé Ladies Open numa sessão noturna improvisada que se estendeu para lá das 22 horas devido ao longo atraso causado pela chuva nesta jornada da quinta edição deste ITF W35.

Semifinalista na Quinta do Lago há duas semanas e finalista em Poitiers na última, Francisca Jorge (206.ª na hierarquia WTA) precisou de 64 minutos para superar a compatriota Ana Filipa Santos (1043.ª), pelos parciais de 6-2 e 6-0.

A melhor tenista portuguesa da atualidade iniciou com uma vitória autoritária a última semana de competição antes de juntar-se à Seleção Nacional que vai à procura de história na Austrália. Uma boa campanha em Loulé pode levá-la de volta ao top 200 do ranking e assegurar o regresso aos torneios do Grand Slam, mas para aproximar-se ainda mais desse duplo objetivo terá de confirmar as credenciais de terceira cabeça de série face à vencedora do encontro entre a norte-americana Julia Adams (423.ª) e a qualifier ucraniana Daria Yesypchuk (695.ª).

Igualmente vitoriosa foi a estreia de Angelina Voloshchuk (501.ª), também convocada para disputar o Play-Off de promoção da Billie Jean King Cup no próximo mês, ainda que mais trabalhosa. A número três lusa precisou de aplicar-se para superara neerlandesa Isis Louise Van den Broek (529.ª), com 6-3, 3-6 e 6-2. A próxima adversária da jovem de 18 anos será a francesa Tessah Andrianjafitrimo (262.ª), quinta pré-designada e responsável pelo afastamento de Sara Lança (1427.ª), por 2-6 e 0-6.

Bárbara Brito não foi capaz de dar réplica a Yasmine Mansouri (382.ª) e perdeu 1-6 e 0-6 com a gaulesa em 44 minutos, já Inês Murta (827.ª) cedeu 3-6 e 2-6 a Alice Tubello (472.ª).

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.