Segunda-feira 10 de Novembro de 2025

Nuno Borges nos oitavos do ATP 250 de Atenas em Ténis

Tenis-Borges-02-11-2025Dois encontros com o grego Stefanos Sakellaridis (290º), duas vitórias para Nuno Borges (46º mundial), desta feita no ATP 250 de Atenas, na qual o adversário, a quem ganhou no M15 de Antália, na Turquia, em 2021, compete mediante wild card.

Desta feita, o maiato acedeu aos oitavos de final do novo torneio helénico que tem Novak Djokovic como principal candidato ao título.

Os parciais de 7-6 (7/4) e 6-3 determinaram o sucesso do melhor tenista nacional de singulares da atualidade que, esta tarde, quebrou a sucessão de três desaires. Sexto cabeça de série, Borges enfrentou dez ases do grego, mas não enfrentou qualquer breakpoints. Ao invés soube aproveitar uma das duas oportunidades que teve para quebrar o serviço a Stefanos Sakellaridis.

Nuno Borges aguarda pelo vencedor do embate entre o norte-americano Eliot Spizzirri (100º) e o sérvio Laslo Djere (85º) para conhecer o adversário com o qual vai discutir lugar nos quartos de final, fase na qual pode encontrar Djokovic, atual número cinco mundial e recordista de títulos do Grand Slam que está a competir na Grécia no torneio que substituiu o da sua Belgrado natal, mas continua sob organização familiar.

No quadro de pares, recorde-se que está Francisco Cabral. A viver o melhor momento da carreira nos pares, ao lado do austríaco Lucas Miedler, o portuense e o parceiro formam dupla segunda cabeça de série e têm encontro inaugural marcado com os convidados gregos Stefanos Sakellaridis e Dimitris Sakellaridis.

 

Rui Machado, Paulo Figueiredo e André Vilela preletores na Conferência Mundial de Treinadores da ITF

 

Tenis-02-11-2025Palco da qualificação histórica da seleção nacional feminina para os Play-Off de acesso aos Qualifiers da Billie Jean King Cup, em abril, a SEB Arena de Vilnius, na Lituânia, foi palco, esta semana, da atribuição da Gold Recognition do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.

A distinção do ténis nacional teve ainda continuidade na Conferência Mundial de Treinadores da Federação Internacional de Ténis (ITF), com Rui Machado, o diretor técnico nacional, a ser convidado para keynote speaker no encerramento do simpósio. Paulo Figueiredo, responsável pela área da formação da FPT, e André Vilela Brito, PhD em Biofísica do Ténis, também foram protagonistas de apresentações neste fórum internacional de partilha de conhecimento, aprendizagem e progresso da modalidade.

Perante mais de 550 delegados de 106 nacionalidades, Rui Machado apresentou, durante 15 minutos, a preleção subordinada ao tema de como se é possível impulsionar o sucesso dos jogadores coordenando uma equipa.

“Foi uma honra ter sido convidado para fechar a conferência e apresentar parte do meu trabalho em prol do ténis português”, comentou o coordenador do CAR da FPT que lidera a equipa técnica que treina, entre outros, Nuno Borges, Jaime Faria, Henrique Rocha, Francisca Jorge e Matilde Jorge.

Coordenador da Formação, com mais de 30 anos de experiência na educação, treino e preparação física, Paulo Figueiredo é coautor de um estudo elaborado com base na recolha de dados em contexto real de competição e que foi publicado pela ITF Coaching & Sport Science Review. As respostas de variabilidade da frequência cardíaca (HRV) e a frequência cardíaca durante encontros oficiais de alta competição tem sido objeto de estudo do técnico.

Com bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, André Vilela Brito discursou sobre a influência dos kinematics na velocidade do serviço, sendo um dos 92 oradores destes dias em Vilnius.

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.