O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, está presente na 30.ª edição da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 30 – UNFCCC), que decorre até 21 de novembro em Belém, no Brasil.
O IPMA organiza duas sessões no Pavilhão de Portugal, que contam com a participação do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Assim no dia 19 decorre sob o tema ”Pesca sustentável e resiliência costeira face às alterações climáticas: contributos dos países de língua portuguesa para os compromissos da COP30″ propõe uma reflexão estratégica sobre a pesca sustentável, nomeadamente a pesca artesanal, com foco em casos de sucesso em Portugal e boas práticas de outros países de língua portuguesa.
Procurando constituir um contributo concreto para a agenda azul da COP30, a sessão reconhece que uma ação climática eficaz requer abordagens integradas, equitativas e contextualizadas, em que a pesca artesanal e costeira desempenha um papel central no reforço da resiliência das comunidades aos impactos das alterações climáticas e na garantia da segurança alimentar.
Já no dia 20 aborda o tema “Advancing Meteorological: tools for Climate Change Resilience” apresenta e promove plataformas de apoio à decisão personalizadas para diferentes setores económicos e para a sociedade em geral, demonstrando o potencial das ferramentas da ciência meteorológica para o desenvolvimento de processos colaborativos e adaptados às diversas partes interessadas.
As sessões serão transmitidas no canal de Youtube do Ministério do Ambiente e Energia.