A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Exército Português testam a capacidade de resposta conjunta no exercício FÉNIX 25, de 17 a 21 de setembro.
O exercício FÉNIX 25, decorre num cenário simulado de sismo na Grande Lisboa que testa operações de Apoio Militar a Emergências Civis e a articulação entre diversos agentes de proteção civil.
Uma preparação essencial para garantir que, quando a emergência é real, a resposta é rápida, eficaz e coordenada.
Na execução do FÉNIX 25, a ANEPC será responsável pelo Comando das Operações de Socorro, num cenário que conta com o envolvimento do Exército, da Força Aérea, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Municipal Lisboa, da Força Especial de Proteção Civil, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Corpos de Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha Portuguesa e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, entre outros.
A ANEPC na sua missão tem como compromisso colocar em pratica procedimentos operacionais, que fortaleçam e melhorem a resposta integrada do Estado em situações de emergência, e que visem a garantia da segurança e bem-estar da população em todo o território nacional.

