Segunda-feira 24 de Novembro de 2025

«La Durmiente», de Maria Inês Gonçalves, recebeu o Grande Prémio Cidade de Coimbra

Palmarés 31edição CCP2

CCP2

Na 31.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português,  «La Durmiente», de Maria Inês Gonçalves, recebeu o Grande Prémio Cidade de Coimbra, enquanto «Paraíso», de Daniel Mota, reforçou o reconhecimento ao conquistar não apenas o Prémio de Melhor Documentário, mas também o Prémio do Público FILMin.

Nesta 31ª edição foram distinguidas obras que afirmam a diversidade, a inovação e a vitalidade do cinema nacional contemporâneo. Entre longas de ficção, documentários, animação e cinema universitário, o júri e o público premiaram filmes que tratam a memória, o território, a identidade e as novas linguagens cinematográficas.

O Festival Caminhos do Cinema Português 2025,  decorreu de 15 a 22 de novembro de 2025 em Coimbra, Lisboa/Benfica, Penacova e Mealhada, apresentou mais de 121 filmes em 63 sessões, consolidou-se como a principal montra do cinema português contemporâneo.

Grande Prémio Cidade de Coimbra

Grande Prémio Cidade de Coimbra«La Durmiente», de Maria Inês Gonçalves

“Uma corte em miniatura conspira e especula sobre a vida de uma pequena rainha. Sem idade para ter destino, Beatriz é levada para terra estrangeira, e nós queremos acompanhá-la, como as damas, sem largar por um segundo o murmúrio ternurento daquelas conversas. Às vezes vamos ao cinema e, de surpresa, sofremos um encandeante golpe. A nossa pulsação acelera e o espírito enche-se de preces. Com uma realização de grande sensibilidade e uma direção de atores de precisão delicada que valoriza a participação do elenco, envolvido tanto na escrita como na performance; com uma direção de arte minuciosa e um suporte técnico que sustenta cada gesto, «La Durmiente» revela uma cineasta capaz de construir um mundo inteiro com rara elegância.”

Prémio do Público FILMin

Prémio do Público – FILMin

«Paraíso», de Daniel Mota

O público escolheu premiar este documentário histórico sobre a cultura rave em Portugal, confirmando o interesse pela memória coletiva de uma geração que descobriu a liberdade nas pistas de dança.

 

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