Com o Gil Vicente a afirmar-se no 4º lugar depois do empate conseguido em Guimarães, o FC Porto, como foi referido, como que entrou em roda-viva a também manter a liderança com 5 e 8 pontos de vantagem sobre o Sporting e o Benfica, respetivamente.
No jogo que fechou a 13ª jornada, em que os vimaranenses dominaram em toda a linha, em especial nos remates (10-5, dos quais 5-1 para a baliza, com uma posse de bola equilibrada de 51/49%), a verdade é que a pontaria saiu ao lado, porquanto a bola nem sequer chegou a fixar-se, de forma regulamentar, dentro da baliza.
Nesses termos, o FC Porto comanda com 37 pontos, seguido pelo Sporting (32), Benfica (29), Gil Vicente (24), Sporting de Braga (22), Famalicão e Moreirense (20), Guimarães (18), Alverca (17), Rio Ave (16), Santa Clara (15), Estoril e Estrela Amadora (14), Nacional (12), Casa Pia, Tondela e Arouca (9) e AVS-SAD (3).
Nos marcadores, Clayton (Rio Ave) voltou ao primeiro lugar, a par de Pavlidis (Benfica), ambos com 10 golos, seguindo-se Pedro Gonçalves e Luis Suárez (Sporting), com 9; Guilherme Schettine (Moreirense) e Pablo Felipe (Gil Vicente), com 8; Samu (FCPorto) e Chucho Ramirez (Nacional), com 7.
A 14ª ronda inicia-se no sábado com o Sporting a receber o AVS-SAD (20h30), registando-se a deslocação do Benfica ao Moreirense no domingo (18h) e a fechar na segunda-feira com o FCPorto-Estrela Amadora (20h45).
Liga dos Campeões e Liga Europa
Pelo meio fica mais uma jornada (6ª) das competições europeias, com o Sporting a viajar para a Alemanha onde defronta, esta terça-feira (17h45) o Bayern (que soma 12 pontos, contra os 10 dos leões), se bem que ambos estão apurados, no mínimo, para o playoff, com sinal positivo para os oitavos de final de forma direta.
O Benfica recebe o Nápoles nesta quarta-feira (20h), num Estádio da Luz que vai ter de apoiar forte para os benfiquistas (3 pontos, contra 7 dos italianos) se manterem na luta pelo apuramento, pelo que precisa de vencer.
Na quinta-feira, o Sporting de Braga ruma até França, para defrontar (17h45) o Nice, partindo com 10 pontos de vantagem, porquanto os franceses ainda não conquistaram qualquer ponto.
A partir das 20 horas, o FC Porto recebe no Dragão a formação do Malmo, com os portistas a terem também 10 pontos contra um ponto dos suecos, podendo-se afirmar que, à primeira vista, as equipas portuguesas poderão manter-se no caminho dos triunfos, que os leva para o playoff (9º e 24º lugar), apesar de pretender manter-se nas 7ª e 8ª posições entre nos 36 participantes.
