A saída do Vitória de Guimarães da Taça de Portugal, às mãos do AVS-SAD, foi a novidade principal da quinta eliminatória, após os jogos realizados esta quarta-feira.
Com a novidade destes encontros contarem, pela primeira vez em Portugal, de câmaras corporais (bodycams) nos árbitros, parece que os vimaranenses foram os únicos que não se adaptaram ao novo sistema e ficaram pelo caminho.
A ronda arrancou com o triunfo do UD Leiria no reduto do Vila Meã, a única equipa do Campeonato de Portugal que estava ainda em prova. Juan Muñoz (24′) apontou o único golo do encontro.
A formação leiriense vai defrontar o Torreense, que venceu o Casa Pia, por 2-1. Dany Jean (24′) e Costinha (64′) marcaram os golos da formação de Torres Vedras, com Jérémy Livolant a reduzir para os lisboetas, aos 81′, de grande penalidade.
No terceiro jogo, o AVS venceu em Guimarães o Vitória por 1-0, com um golo do nigeriano Tunde Akinsola, aos 41 minutos.
A formação da Vila das Aves vai agora defrontar nos quartos de final, o vencedor do Santa Clara x Sporting, na condição de visitante.
No último jogo do dia, o Benfica foi ao reduto do Farense vencer por 2-0. Richard Ríos (11′) e Franjo Ivanovic (56′) apontaram os golos do encontro.
Nos quartos de final, os ‘encarnados’ jogarão no reduto do vencedor da eliminatória entre o FC Porto e o Famalicão.
Para esta quinta-feira estão agendados os jogos entre o Santa Clara e o Sporting (18h45), detentor do troféu, e ainda o FC Porto-Famalicão (20h45). Os oitavos de final prosseguem a 23 de dezembro, com a visita do Sporting de Braga às Caldas da Rainha (18h45). A ronda encerra apenas a 27, com a partida entre Lusitano Évora e Fafe (14h).
A 6ª eliminatória (Quartos de final) está definida da seguinte forma:
Vencedor Casa Pia AC-SCU Torreense-Vencedor Vila Meã-UD Leiria
Vencedor Lusitano Évora-Fafe-Vencedor Caldas-SC Braga
Vencedor FC Porto-FC Famalicão-Vencedor SC Farense-SL Benfica
Vencedor Santa Clara-Sporting CP-Vencedor Vitória SC-AVS
