Sexta-feira 19 de Dezembro de 2025

Prémios Campus Neurológico melhor qualidade de vida de pessoas com doença neurodegenerativa.

Edição do Prémio CNS (4)

CNS

Pelo 8º ano consecutivo, o CNS | Campus Neurológico atribuiu um prémio no valor de 2.000€ e duas menções honrosas no valor de 500€ a projetos que visam melhorar a vida de pessoas com doenças neurodegenerativas.

Na cerimónia de entrega de prémios que decorreu no CNS | Campus Neurológico,  Filipa Antunes Ferreira, estudante, viu o seu trabalho reconhecido com o 1º prémio.

Intitulado como “Efeito terapêutico do Secretoma de células estaminais mesenquimatosas induzidas (iMSCs) em modelos de Parkinson”, o projeto combina modelos complementares, desde nematodes e roedores a assemblóides humanos, que permitem analisar de forma integrada os efeitos do secretoma em diferentes contextos biológicos.

Edição do Prémio CNS (5)

CNS

Foram distinguidas ainda duas Menções Honrosas: o projeto “3 Caminhos para um Envelhecimento Saudável: Prevenir e Cuidar das Demências”, criado por Ana Paula Santos, psicomotricista e Administradora da Human Coop; e o projeto “NEXOLIVAD”, criado por Gonçalo Filipe Rodrigues Garcia, investigador no Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa).

O Prémio CNS nasceu com o objetivo de homenagear e reconhecer o papel de José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho na génese do projeto CNS, como exemplos do potencial associado a um envelhecimento saudável e da necessidade de lutarmos contra a “crueldade” do declínio associado às doenças neurodegenerativas.

Tem como finalidade estimular na população em geral a criação de iniciativas, projetos e trabalhos que visem melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras) ou contribuir para a promoção da saúde na população adulta. Todos, independentemente da idade ou profissão, são convidados a concorrer, podendo as candidaturas ser individuais ou em grupo.

As candidaturas foram avaliadas por um júri composto pelo Prof. Doutor Joaquim Ferreira (Presidente do júri), pela Terapeuta Filipa Pona-Ferreira, pela Dra. Joana Pona-Ferreira, pelo Dr. João Pona-Ferreira, pela Dra. Graça Henriques, pela Dra. Margarida Henriques, pela Dra. Maria Manuel Carvalho, pelo Dr. Carlos Paiva e pelo Frei Hermínio Araújo.

O CNS tem como missão melhorar a qualidade de vida e autonomia dos seus doentes, utilizando para tal uma abordagem multidisciplinar especializada, realizada por profissionais de saúde de competência reconhecida, em colaboração com os familiares e cuidadores. Tem ainda o propósito de formar os doentes e famílias, tornando-os parte integrante do processo de decisão clínica.

Relembramos que as candidaturas à 9ª Edição do Prémio CNS José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho, estarão abertas de 1 de junho a 31 de outubro de 2026.

 

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.