Terça-feira 30 de Dezembro de 2025

FC Porto formalmente campeão de inverno e da primeira volta na Liga Betclic

MAC_5418

Luís Macedo / Central Noticias

Ainda que a ronda 16 se conclua no dia 11 de janeiro e que a última da primeira volta se desenrole entre sexta-feira e domingo próximos, o FC Porto confirma-se como o campeão absoluto nesta passagem do ano de 2025 para 2026, fazendo jus a 15 vitórias, um empate e nenhuma derrota.

Um feito há muito como que “varrido” da história mais recente dos portistas, o que se verifica porque se registou uma mudança na gestão que, ainda com Jorge Nuno Pinto da Costa vivo e ao leme do clube, “desapareceu” do convívio com os humanos quando a sua vela se apagou para sempre.

Com a chegada de André Villas-Boas ao comando da família portista e apesar das dificuldades inicialmente encontradas, o clube do Dragão entrou numa outra era e os resultados estão à vista, face ao atrás referido.

Na receção ao AVS-SAD, nesta segunda-feira, os portistas comandaram em toda a linha e o 2-0 terá sido escasso para tanto poderio, mas o desporto é assim mesmo: nunca se sabe o final!

Samu voltou a ser o MVP do jogo, porque foi o único a marcar os golos da equipa, para além de também ter sido o “motor” para tudo e mais alguma coisa.

Sempre nos momentos fulcrais desde o início (aos 13’ obrigou o guardião visitante a aplicar-se para evitar o que podia ter sido o primeiro golo portista) e estava no lugar certo para marcar os dois golos (48’ e 65’, este de grande penalidade), para consolidar a liderança dos Dragões no comando do campeonato.

Em termos estatísticos, o FCPorto rematou mais (15-7, dos quais apenas 4-1 para a baliza) numa posse de bola de 68/32%, o que marca o selo de garantia da formação azul e branca.

O melhor ataque continua a ser o do Sporting (46 golos marcados, contra 35 dos portistas), com o FC Porto a ter a defesa menos batida (4 contra 8 golos do Sporting).

Nos golos, Luis Suàrez (Sporting) e Pavlidis (Benfica) comandam, ambos com 14 golos. Com os dois golos obtidos nesta segunda-feira, Samu (FC Porto) subiu ao terceiro lugar, com 11.

A pior defesa é a do AVS-SAD (41 golos sofridos) e o pior ataque (11 golos, por parte do Santa Clara e AVS-SAD). AVS-SAD é o único que não obteve ainda qualquer vitória.

Os dois jogos em falta (Nacional-Santa Clara e Moreirense-Tondela) estão marcados para o dia 11 de janeiro, com início previsto para as 15h30 e 18h, respetivamente.

O Gil Vicente-Sporting (18h45) é o primeiro jogo da 17ª e última ronda da primeira volta, realizando-se nesta sexta-feira, seguindo-se o Guimarães-Nacional (20h45).

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.