Quarta-feira 31 de Dezembro de 2025

Fim de Ano com Chuva, vento e ondas

JCMyro / Central Noticias

JCMyro / CN

Em informação divulgada pelo IPMA  o fim de Ano vai ser com chuva, vento e ondas devido a depressão FRANCIS uma depressão que dia 01 de janeiro se prevê centrada a norte do grupo ocidental do arquipélago dos Açores.

Assim até ao dia 31 de dezembro, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por uma área anticiclónica localizada entre a Islândia e as Ilhas Britânicas, que se estende em crista em direção até à Europa Ocidental, originado uma corrente muito fraca de leste e o transporte de uma massa de ar polar sobre o território do continente.

Neste dia o céu estará em geral pouco nublado, excetuando a região Sul, onde existe a possibilidade de precipitação fraca e dispersa, e é esperada temperatura inferior aos valores médios para a época. Prevê-se a formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior e nos vales dos rios, podendo persistir ao longo do dia no nordeste transmontano e na Beira Alta.

Existem ainda condições para a formação de geada, em especial no interior.No nordeste transmontano e na Beira Alta, o nevoeiro previsto associado a temperatura mínima negativa é compatível com a formação de sincelos. Para além disso, nas regiões onde houver persistência de nevoeiro e/ou da nebulosidade baixa, os valores da temperatura máxima poderão não ultrapassar 3/5°C.

A partir da tarde de dia 31 de dezembro o enfraquecimento da referida crista favorece a aproximação gradual da depressão FRANCIS, à qual estão associadas perturbações frontais que darão origem a precipitação, progredindo de sul para norte no dia 1 de janeiro, e uma intensificação do vento, por vezes forte e com rajadas no litoral e terras altas, em especial das regiões Centro e Sul.

Os valores da temperatura deverão registar uma subida neste dia, em especial a temperatura mínima, no entanto, ainda com valores entre 0 e -3°C em muitos locais do interior das regiões Norte e Centro.As ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros, sendo inferiores a 1 metro na costa sul do Algarve até à manhã de dia 31, passando a ondas do quadrante sul com 1 a 1,5 metros durante o dia 31 e aumentando gradualmente para 2 a 3,5 metros durante o dia 1.

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.