João Cotrim de Figueiredo gestor, empresário , deputado ao Parlamento Europeu desde 9 de junho de 2024, pelo partido Iniciativa Liberal.
A campanha oficialmente começou a 4 de janeiro e são 11 os candidatos. A Central Notícias coloca informação disponível pelos próprios candidatos, para melhor informação dos nossos leitores.
Site do Candidato:
https://cotrim2026.pt///
Nas eleições de 18 de janeiro, será escolhido o Presidente da República que irá suceder ao atual presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpre o seu segundo mandato no período 2021–2026.
Compromisso Cotrim 2031 - Imagina Portugal
Portugueses,
Ao pedir a vossa confiança para exercer o cargo de Presidente da República Portuguesa, considero essencial partilhar convosco a minha visão para o país e a forma como encaro o desempenho das mais altas funções do Estado.
Ao partilhar esta visão, estou a assumir, na primeira pessoa e desde o primeiro momento, um COMPROMISSO convosco para os próximos cinco anos. Um compromisso assente na confiança e na responsabilidade, para que possa defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.
Porque sempre defendi que a liberdade individual é o valor político primordial é natural que a minha candidatura surja por minha exclusiva iniciativa individual, assumida de forma livre e independente. Tal permitiu que, desde o primeiro momento, a candidatura fosse apoiada por pessoas ligadas a diferentes forças políticas e por independentes provenientes dos mais diversos setores da nossa sociedade.
Com a força das minhas convicções e a confiança nas capacidades dos Portugueses, assumo, com optimismo, os seguintes compromissos:
Comprometo-me, uma vez eleito, a representar todos os portugueses, respeitando e valorizando as suas circunstâncias pessoais, a sua idade, as suas condições económicas, as suas convicções políticas, o seu género, a sua orientação sexual, as suas crenças religiosas, ou os seus vínculos socioculturais.
Comprometo-me a exercer os poderes presidenciais constitucionalmente previstos, no sentido de criar as condições para que os Portugueses possam contribuir para a construção de um Portugal moderno.
Esse País moderno terá de ser um País que funciona no presente e que prepara o Futuro, assegurando sempre a sua coesão social e territorial. Assim,
Comprometo-me a utilizar a influência enquanto Presidente da República para criar um País que funciona no presente, ou seja, um País capaz de resolver com determinação e coragem os problemas, adiados há demasiado tempo, nas principais políticas públicas que afectam o dia-a-dia das pessoas tais como a Saúde, a Educação, a Habitação, a Justiça, a Segurança, a Economia e a Segurança Social.
Comprometo-me a utilizar a intervenção enquanto Presidente da República para ajudar a ter um País que prepara o Futuro, ou seja, um País que encara os desafios geopolíticos, as reformas no projecto europeu e as mudanças tecnológicas com optimismo baseado na confiança nas capacidades dos Portugueses, tantas vezes demonstrada em momentos de necessidade.
Um País que funciona no presente e que prepara o Futuro, assegurando sempre a sua coesão social e territorial, precisa de um Presidente da República que inspire os Portugueses e quem os governe no sentido da criação de um Portugal melhor. Assim,
Comprometo-me a valorizar o papel da Cultura, porque um povo que esquece quem é, não sabe para onde vai e um povo que não renova a sua Cultura não vai a lado nenhum. Quero um país que valorize os seus artistas, os seus académicos, os seus pensadores. E quero um país capaz de atrair artistas, académicos e pensadores de todo o Mundo.
Comprometo-me a valorizar o Conhecimento, porque se é verdade que um povo que esquece quem é, não sabe para onde vai, também é verdade que um povo só saberá para onde quer ir se tiver, e produzir, conhecimento. O conhecimento não é um luxo — é o combustível da liberdade, porque só escolhas informadas e conscientes são verdadeiramente livres.
Comprometo-me, por último, com o desígnio do Crescimento, porque sem riqueza não há liberdade duradoura. O crescimento é a base que permite ao País oferecer mais oportunidades, recompensar o mérito e pagar melhores salários. Com crescimento, um país dá esperança aos mais jovens, e aos menos jovens também, de que aqui poderão construir a sua vida.
Estes 3 C – Cultura, Conhecimento e Crescimento – são a base da ambição que quero devolver aos portugueses. Porque os portugueses, quando convocados a provar o seu valor, não tremem nem falham.
Finalmente, porque a saúde da nossa Democracia depende da força das nossas instituições,
Comprometo-me a reforçar o prestígio das nossas instituições democráticas e a conferir a máxima dignidade às funções de Comandante Supremo das Forças Armadas.
Comprometo-me a promover o diálogo, a transparência e a ética em todas as relações políticas, seja entre órgãos de soberania, com os partidos políticos, com os parceiros sociais, com a sociedade civil e entre todos eles.
Comprometo-me, no âmbito da representação internacional de Portugal em que serei investido, a mostrar ao Mundo o potencial de Portugal, salvaguardando as nossas alianças históricas, como a atlântica, e as nossas plataformas de cooperação, como a lusofonia.
Estes são os Compromissos em que quero basear o Futuro que me proponho construir convosco. Um Futuro que será o que quisermos que seja, se não tivermos medo da mudança, se soubermos conviver com o risco e se mantivermos a convicção de que apenas depende de nós fazermos de Portugal um país melhor. Falta cumprir-se Portugal.
Estes são os Compromissos que assumo com optimismo e esperança. Conto com o vosso empenho, a vossa energia e a vossa confiança.
Juntos, vamos imaginar Portugal, vamos cumprir Portugal.
