Terça-feira 06 de Janeiro de 2026

Samu marcou, FC Porto ganhou e aumentou para 7 os pontos de avanço sobre o Sporting

MAC_7298

Luís Macedo / Central Noticias

Um golo apenas chegou para que o FC Porto saísse de Ponta Delgada com mais três pontos e aumentasse para sete a vantagem que passou a ter do Sporting, numa partida em que o único “caso” verificado – a olho nu – foi a “oferta” do guardião Gabriel Batista.

Depois de ter a bola em seu poder (50’), ao tentar devolvê-la para jogo, perto do final da linha de grande área, não conseguiu lançar o esférico, à mão, para um seu companheiro de equipa, que fugiu para uma zona sem ninguém, surgindo rápido Samu que não desperdiçou a grande oportunidade para marcar. E não perdoou! Introduziu a bola na baliza e o resultado ficou definido.

MAC_8598

Luís Macedo / Central Noticias

Segundo a estatística, em termos de remates, registou-se um equilíbrio (6-5 para o Santa Clara), se bem que os portistas rematassem mais para a baliza (4-1), numa posse de bola de 58/42% para o FCC, números que acabam por ser escassos para o volume particular de um campeonato como o português, pouco comparando com os realizados no estrangeiro.

Em Alverca, os locais lograram vencer (1-0) o Famalicão, que se juntou ao Estoril no 9º lugar da classificação – significativamente muito bom – com o mesmo número de pontos (20).

Chiquinho foi o autor do golo (90+5’) – provando que os ribatejanos remataram mais (4-2) para a baliza – enquanto os famalicenses chutaram mais (12-10) e tiveram mais posse de bola (56/44%), sem que disso tivessem beneficiado.

No outro jogo deste domingo para a Liga Betclic, o Rio Ave recebeu e venceu (3-1) o Casa Pia, num encontro muito equilibrado e onde os avenses conseguiram marcar a diferença e superiorizarem-se com relativa facilidade

André Luiz (54’) abriu o marcador, tendo Aguilera (62’) chegado ao 2-0 e Cláudio Mendes reduziu (2-1) no minuto 83’, com André Luiz a bisar (86’) para garantir os três pontos, somar 20 pontos e juntar-se a Estoril e Alverca.

Com estes resultados, o FC Porto (48 pontos) mantém-se líder, agora com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, o que se torna mais imperativo para os Dragões, que vão entrar na segunda volta com o “peito cheio”, como se diz na gíria.

O Sporting (42) e o Benfica (39) diminuíram a diferença, agora a permitir ao Benfica ficar mais perto, pelo que a pressão vai recair mais sobre os leões, tendo o Gil Vicente (28) no 4º lugar e o Sporting de Braga (27) no 5º, numa luta que se vai tornar mais forte para definir quem serão os quatro clubes que representarão Portugal nas competições europeias da próxima época.

A competição sofre, durante esta semana e a próxima, uma suspensão (para algumas das equipas), porquanto haverá o acerto do calendário (jogos em atraso da 16ª jornada) com o Nacional-Santa Clara (15h30) e o Moreirense-Tondela (18h) no dia 11 (domingo).

Também entram no relvado os quartos de final da Taça de Portugal, com o Torreense-União Leiria (dia 11, 20h15), o Fafe-Sporting de Braga e o FCPorto-Benfica, ambos no dia 14 mas com o primeiro às 18h55 e o derby pelas 20h45.

© 2026 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.