
António José Seguro e André Ventura foram os candidatos que recolheram maior números de votos dos portugueses na primeira volta das eleições presidenciais, assim, são eles que vão discutir a segunda volta a 8 fevereiro.
Com os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna – Administração Eleitoral, apurados 99,85% dos votos, António José Seguro, com 31,1%, 1.754.904 votos e André Ventura, 23,5%, 1.326.648 votos, são os escolhidos pelo voto dos portugueses para disputar na segunda volta para eleição do Presidente da República.
Foi há 40 anos (1986), que realizou-se pela última vez uma segunda volta das eleições presidenciais, em disputa estiveram Mário Soares e Freitas do Amaral.
Após este apuramento geral da eleição, aguarda-se a validação pelo Tribunal Constitucional e publicação do respetivo edital a confirmar os resultados para começar a 2ª volta da campanha.
Tribunal Constitucional irá a 21 de janeiro, sortear as candidaturas admitidas à segunda volta para atribuição da ordem nos boletins de voto.
O Estado financia até 75% das campanhas presidenciais, mas só paga a quem obtiver mais de 5% dos votos, assim Catarina Martins, de António Filipe , Manuel João Vieira, e muito menos Jorge Pinto vão receber qualquer euro.
A campanha eleitoral para a segunda volta começa no dia após ser afixado pelo TC o edital que admite os candidatos ao segundo sufrágio, entre os dias 27 e 31 de janeiro, e terminará no dia 06 de fevereiro.