Sábado 04 de Maio de 2024

Campeões e recordista mundiais em Lisboa

MeiaMaratonaTadeseA principal novidade de última hora em relação à Vodafone Meia-Maratona do Centenário é que o percurso é totalmente novo. Isto porque a organização foi “obrigada” – para efeitos de reconhecimento internacional dos resultados obtidos – a colocar todos os atletas ao mesmo “nível”, isto é, com partida e chegada no mesmo plano.

Dado que a altura entre o local da partida e o da chegada é de 47 metros (altura da ponte Vasco da Gama) e o limite autorizado é de 21 metros (um metro por cada quilómetro), todos os resultados até agora obtidos não constam do ranking mundial (oficial). O que só acontecerá a partir de amanhã, domingo, face à alteração agora verificada.

Em relação aos principais atletas presentes, não houve alterações em relação à informação que aqui divulgamos no início deste mês. Apenas que o número de participantes pode atingir os 17.000 se todos os inscritos levantarem os dorsais.

Para a prova principal masculina (21.097 metros), o recordista mundial dos 10.000, o etíope Tadese Tola é um dos candidatos (59.49 na meia), a par do campeão europeu da maratona, o russo Viktor Rothlin (1.02.16) e do queniano Emmanuel Mutai (1.00.13).

No lado feminino, a recordista mundial dos 25 km, a queniana Mary Keitany (1.19.53) surge ao lado da etíope Dire Tune, recordista mundial da hora (18.517 metros percorridos) na luta pelo pódio, onde a chinesa Xiaolin Zhu (1.10.07) surge como a mais favorita para o triunfo.

Sobre os portugueses previstos, aponta-se para Fernando Silva, Luís Feiteira, Rui Silva, Rui Pedro Silva, Hermano Ferreira e Mónica Rosa, Anália Rosa, Ana Dias e Elisabete Lopes contam-se como os mais favoritos.

O evento abarca ainda o Passeio Mimosa Avós e Netos (9,30 horas) no Parque das Nações; prova CTT Deficientes Motores em Cadeira de Rodas (10,30 h), a Mini (10.30) em cima do tabuleiro da Ponte Vasco da Gama, sendo que a nova partida para a Meia-maratona terá lugar (10.30) junto da Torre da Galp (zona sul do Parque das Nações).

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.