Terça-feira 27 de Janeiro de 2026

FC Porto segue na dianteira com triunfo ante um Gil Vicente que deu luta!

fcp vs gil lp 2026

Liga Portugal

Com Samu a conquistar uma grande penalidade (27’) assinalada pelo árbitro (depois de confirmar o VAR) – “abraço” de Murillo a Samu – foi o próprio avançado portista que fez o 1-0 com que se chegou ao final do primeiro tempo, a confirmar a superioridade portista nesse período.

Mantendo, na segunda parte, a disposição atacante (14-10 em remates, dos quais 6-5 para a baliza, numa posse de bola de 59/41%), o FC Porto manteve o tom de ser “maior”, o apesar de não ter conseguido marcar qualquer golo válido.

A expulsão com cartão vermelho direto (69’) a Martin Fernandez, como que foi o princípio do fim dos gilistas porque, de seguida (75’), os portistas elevaram para 2-0, com um golo supersónico marcado por Martim Fernandes, com um remate de cerca de 40 metros, que levou a bola a anichar-se na baliza do guardião dos minhotos, que foi enganado pela respetiva trajetória.

Mais onze minutos e o FC Porto aproveitou a última oportunidade para “descansar” o resultado mais favorável (3-0) com um golo obtido (86’) por William Gomes, depois de surgir isolado frente ao guardião de Barcelos, que não conseguiu desviar o esférico tal a força que levava.

Posto isto, concluiu-se a ronda 19 da Liga Betclic, com o FC Porto a chegar aos 55 pontos, mais sete que o Sporting (48) e 10 que o Benfica (44), fixando-se na quarta posição o Sporting de Braga (33) que beneficiou da derrota do Gil Vicente frente aos portistas, que ficou com 31 pontos.

Seguem-se na classificação: Moreirense (30), Famalicão (29), Estoril (26), Guimarães (25), Alverca (23), Nacional e Rio Ave (20), Estrela d Amadora (19), Santa Clara e Arouca (17), Casa Pia (15). Tondela (12) e AVS SAD (5).

Nos marcadores, o benfiquista Pavlidis retornou ao comando, agora com 19, seguindo-se Luis Suàrez (Sporting), com 17; Begraoui (Estoril), Chucho Ramirez (Nacional) e Samu (FcPorto), com 13; Pablo Felipe (ex-Gil Vicente) e Clayton (Rio Ave), com 10; Schettine (Moreirense) e Pedro Gonçalves (Sporting), com 9.

A 20ª jornada inicia-se na sexta-feira, com o Guimarães-Moreirense (20h45), salientando-se o Sporting-Nacional e Tondela-Benfica (domingo) e AVS SAD-Sporting de Braga e Casa Pia-FCPorto (2ª feira), por força dos jogos das ligas europeias nesta quarta e quinta-feira.

Na última ronda da primeira fase, o Sporting desloca-se a Bilbao, para defrontar o Atlético local, enquanto o Benfica recebe no Estádio da Luz o Real Madrid (ambos às 20 horas), jogos primordiais para as duas equipas nacionais, dado que os leões precisam de entrar nos oito primeiros lugares (está no 10º) para ficar apurado diretamente para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Na Liga Europa, o FC Porto recebe o Rangers e terá que ganhar pontos (pelo menos um) para entrar nos oito primeiros lugares (está em 9º), onde se encontra o Braga (5º), que tem que, no mínimo, que empatar para se manter nos oito da frente, o que será o triunfo maior para serem apurados diretamente para os oitavos de final.

 

© 2026 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.