Chuva, vento e agitação marítima vão continuar no território nacional com a chegada da depressão NILS.
O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no seu comunicado informa que NILS é o nome atribuído pela MÉTÉO-FRANCE (Serviço Meteorológico Francês) a uma depressão, que se prevê que esteja centrada em 51°N e 04°W às 21UTC de dia 11 de fevereiro, com uma pressão atmosférica no centro de 972hPa, aproximadamente.
Portugal continental não será influenciado diretamente pela depressão NILS, que, no entanto, tem associado um sistema frontal que transporta uma massa de ar quente e húmido para a Península Ibérica na quarta-feira, dia 11.
Assim, para dia 11 está prevista chuva persistente e por vezes forte nas regiões Norte e Centro, sendo menos intensa na região Sul.
O vento irá soprar por vezes forte, com rajadas até 75 km/h, podendo atingir 100 km/h nas terras altas, particularmente nas regiões a norte do rio Mondego.
A agitação marítima continua forte na costa ocidental, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima a norte do Cabo Mondego.
O IPMA já emitiu avisos de nível AMARELO e LARANJA para os parâmetros de precipitação, vento e agitação marítima, pelo que se aconselha o acompanhamento das condições meteorológicas.
