O campeão olímpico Carlos Lopes foi um dos principais convidados da Noite dos Jovens Investigadores que a Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre (Lisboa) promoveu com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa.
Numa noite especial, os alunos transformaram-se em verdadeiros investigadores e apresentaram projetos nas áreas da ciência, arte, literatura, desporto e muito mais, numa excelente oportunidade para explorar ideias inovadoras, experimentar, questionar e aprender de forma interativa e envolvente.
Quase todo o espaço escolar – 43 salas, entre refeitório, auditório, laboratórios, bar, átrio, corredor, biblioteca e terraço – foi “ocupado” pelos alunos e familiares, que experimentaram várias sensações, em especial naquilo que mais parece estar na ordem do dia, que é a descoberta do Espaço Sideral, com Ciência Viva e Treino de Astronauta.
Em ambiente mais “sossegado”, na Sala dos Professores, os jovens e os mais antigos, numa miscelânea de várias gerações, com muitos a lembrarem a célebre madrugada (em Portugal) de 12 de agosto de 1984, quando Carlos Lopes se consagrou como o primeiro desportista português que conquistou a medalha olímpica de ouro ao vencer, com recorde olímpico, a maratona dos Jogos de Los Angeles (Estados Unidos da América).
Depois de Ana Capitão, diretora do Agrupamento de Escolas de Dona Filipa de Lencastre, ter dado as boas vindas a cerca de uma centena de cidadãos que preencheram a referida Sala dos Professores, a quem agradeceu a presença e justificou a organização do evento, como tem vindo a ser hábito no estabelecimento do ensino secundário, apresentou Vasco Anjos, vereador da Câmara Municipal de Lisboa responsável pela área do Desporto, que agradeceu o convite e louvou a iniciativa, porque a personalidade de Carlos Lopes continua a ser um ícone do desporto português não só de ontem mas também para o amanhã.
Seguiu-se a apresentação de um curto vídeo sobre a história da vida de Carlos Lopes, que deu entrada à conversa que se seguiu, com o campeão olímpico a recordar alguns momentos mais salientes da carreira de vinte anos de atleta, com a conquista das várias medalhas e títulos olímpicos e mundiais, respondendo mais à frente às questões colocadas pelo público, que seguiu atentamente e aplaudiu, mais do que uma vez, o desportista luso que mais se destacou no século XX.
“Celebrar o Mérito – Honrar a Memória”, para que conste na História de Portugal, sem dúvida um mote adequado ao que Carlos Lopes fez por este país, recordando-se que se comemora neste ano de 2026 o cinquentenário da conquista da primeira medalha de ouro no mundial de crosse (28 de fevereiro de 1976) e da medalha de prata na prova dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá), do dia 26 de julho de 1976, os primeiros êxitos extraordinários para o desporto português.
Este projeto de promoção do atletismo através da presença de Carlos Lopes nas Escolas Secundárias da área do concelho de Lisboa é liderado pela Câmara Municipal da capital do país, que mantém a chama olímpica sempre viva numa que é das causas mais nobres numa sociedade que se pretende “em forma”, recordando e homenageando em vida quem mais se distinguiu.
Ao longo de uma semana foram expostos, no interior da Escola, um conjunto de pósteres onde se salientam duas dezenas de factos da vida do campeão olímpico, documentação que foi elaborada também pela Câmara Municipal de Lisboa, em prol da atividade física e desporto no concelho alfacinha, ações que são de importância primordial para a saúde mental de todos os cidadãos.


