O Benfica conquistou a Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade, ao derrotar o FC Porto, por 2-0, no Estádio Nacional, no primeiro clássico de sempre do futebol feminino em Portugal.
Fotografias : © Paulo Alfar 2026 / CN
Caroline Moller, aos 4′, adiantou as águias na frente do marcador, num lance que foi validado depois de uma decisão do VAR.
A formação encarnada estava a dominar as incidências da partida, embora a equipa portista tenha revelado desde cedo muita astúcia e organização.



Foi novamente de bola parada que o Benfica chegou ao golo e novamente por Caroline Moller. Aos 40, um canto cobrado por Anna Gasper, na direita, levou a bola até à cabeça de Diana Gomes, que assistiu a dinamarquesa para o 2-0.
Na segunda parte, o FC Porto melhorou muito e esteve perto de reduzir o marcador nos primeiros minutos após o reatamento.
Eliza Tuner, numa jogada individual, obrigou a guarda-redes Lena Pauels a aplicar-se e defender para canto. Com o decorrer do encontro, a intensidade foi diminuindo e a vitória do Benfica ficou selada pelos 2-0.
Com mais de 22 mil espectadores nas bancadas, as águias conquistaram a terceira Taça de Portugal do seu palmarés.
Após a cerimónia da final da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade foram entregues os prémios “Mulher do Jogo” e “Fair-Play”.
Caroline Moller (Benfica) foi eleita a melhor em campo após votação dos jornalistas presentes na partida, sendo que a distinção foi atribuída pela patrocinadora principal Generali Tranquilidade e entregue pelo CEO da empresa, Pedro Carvalho.
O ”Prémio Fair-play Placard” foi entregue a Cora Brendle (FC Porto) após decisão do comité nomeado que acompanhou o encontro da final, sendo entregue pela Vice-Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Rita Prates.
Presidente da República presente no Jamor
O Presidente da República, António José Seguro, marcou presença no Estádio Nacional para a final da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade, tendo sido recebido por Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e foi agraciado com uma réplica do troféu.
O Presidente da República juntou-se à comitiva onde já estavam Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto; o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; e Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
Na Tribuna Presidencial, António José Seguro esteve com os Presidentes de Benfica e FC Porto, com o Presidente da República a cumprimentar Rui Costa e André Villas-Boas, respetivamente.
