Jaime Faria (22 anos) está a uma vitória de voltar ao quadro principal de Wimbledon, depois de, nesta quarta-feira, superar a segunda ronda do qualifying com duplo 6-4 sobre o francês Luka Pavlovic (218º), em 1h15 horas.
No duelo com o gaulês de 26 anos, o tenista que integra a equipa do Centro de Alto Rendimento da Federação Português de Ténis assinou nove ases e dominou os pontos na rede (88%). Faria quebrou o serviço de Pavlovic em duas ocasiões e evitou os três breakpoints enfrentados.
Com 29 winners e 12 erros não forçados, face aos 20 pontos ganhantes e 13 erros diretos do francês, Jaime Faria acedeu à terceira e decisiva ronda, na qual aguarda pelo desfecho do embate entre os tunisinos Aziz Dougaz (755º) e Rei Sakamoto, 148º classificado da tabela ATP.
Há um ano, o número dois nacional entrou no All England Club, depois de passar pelas três rondas da qualificação e, na terceira participação no Grand Slam da relva, o lisboeta (97º classificado do ranking mundial) deu mais um passo para se juntar ao compatriota Nuno Borges, o mais bem cotado dos tenistas nacionais que entrou diretamente na prova maior de singulares e de pares, na qual Francisco Cabral (26º), número um luso de pares, também ingressou.
Francisca Jorge perdeu batalha em Wimbledon
Francisca Jorge, 226ª do ranking mundial, deu luta à macedónia Lina Gjorcheska (223ª), mas acabou por perder em três parciais ao fim de 2h21 horas de intensa batalha, não dando continuidade à vitória inédita no qualifying de Wimbledon.
Um mês depois de ter-se estreado a ganhar em Grand Slam, na terra batida de Roland Garros, a vimaranense, de 26 anos, também saboreou triunfo em Roehampton, onde decorre a fase de qualificação da quinzena londrina. Depois de ganhar o set inaugural (7-5), Francisca Jorge cedeu 2-6 e 1-6 nos parciais seguintes.
Com três ases, cinco pontos de break consumados em oito possíveis, a tenista salvou dez breakpoints, mas sofreu nove quebras de serviço.
Desta feita, apenas o quadro masculino do terceiro Grand Slam da relva terá portugueses, com Jaime Faria ainda a poder juntar-se a Nuno Borges, o único com entrada no quadro principal de singulares e de pares, no qual Francisco Cabral também teve assento direto.
Mário Trindade mais perto do título no ITF WC50 Zagreb
Mário Trindade está mais perto do conquistar o terceiro título internacional da carreira, desta feita no ITF WC50 de Zagreb, na Croácia, onde o tenista português lidera a classificação de quad, categoria disputada no sistema todos contra todos.
O internacional luso, 58º do ranking mundial da especialidade, somou a terceira vitória em tantos outros encontros disputados. Depois de ter beneficiado da desistência do primeiro duelo do torneio, Mário Trindade aplicou duplo 6-0 ao italiano Alessandro Ciriello e, esta quarta-feira, ganhou ao israelita Roy Abergil, com os parciais de 6-3 e 6-4.
Campeão de singulares em Setúbal e em Plock, nas duas últimas temporadas, o tenista do Royal Viseu TC vai ainda medir forças com o austríaco Roman Zechmeister, 38º do ranking mundial, e uma década mais jovem do que Mário Trindade, de 51 anos.

