Segunda-feira 20 de Maio de 2024

Campeão olímpico Carlos Lopes no grupo LIDE

carlos_lopesCarlos Lopes, que há cerca de 27 anos (12 de Agosto de 1984, em Los Angeles) se tornou no primeiro campeão olímpico da história do desporto português, é um dos elementos que integra o sub comité para o Desporto do LIDE Portugal (Grupo de Lideres Empresariais).

Uma associação de empresários destinada a fortalecer o pensamento, relacionamento e princípios éticos da governança corporativa, agrupamento que se encontra também na Argentina e no Chile e que agora chegou a Portugal para alcançar Angola (e África do Sul), aproveitando a plataforma marítima do Oceano Atlântico, onde todos se movem e onde Portugal é centro nevrálgico por excelência, por estar entre sul-americanos e africanos.

O LIDE pretende ajudar Portugal a ser um país economicamente cada vez mais competitivo; uma nação socialmente justa e solidária; um Estado democrático de direito, politicamente forte e consolidado.

Ao LIDE Portugal já aderiram duas dezenas de empresários de “grande peso”, numa estimativa que pode chegar a 75 até ao final deste ano, segundo as palavras de Murteira Nabo, o “chairmen” da GALP e membro do comité de gestão do deste grupo português, que integra ainda Ana Maria Fernandes (EDP Renováveis), António Nogueira Leite (Grupo Mello); Carlos Vasconcellos Cruz (Ongoing Tecnologies); Luis Miguel Henrique (MHG Associados); Luis Mira Amaral (Banco BIC Portugal); Luiz Mór (TAP) e Pedro Baltazar (Nova Expressão SGPS).

Como objectivos, o LIDE pretende ser um elo no incentivo e promoção das relações empresariais, nas suas múltiplas vertentes, nas quais se encontram áreas como a Educação, Cultura, Mulher (sub comités cujos membros foram apresentados) e Desporto, este liderado por Fernando Tavares (Desportimedia e ex-vice-presidente para as modalidades no Sport Lisboa e Benfica) e que, além de Carlos Lopes, integra ainda Olímpio Bento (Prof. na Faculdade de Ciências do Desporto – Porto), Vítor Serpa (Director de “A Bola”), José Couceiro (técnico de Futebol, agora na Rússia), José Dominguez (futebolista) e Susana Feitor (atleta).

Os sub comités da Juventude, Turismo, Inovação, Solidariedade, Sustentabilidade (Energia e Economia do Mar) e Saúde serão criados no decorrer deste segundo semestre.

A missão de cada um destes sub comités é produzir e realizar um conjunto de eventos (por norma um por trimestre) de grande impacto, onde a solidariedade é um factor a considerar de forma ”agressiva”.

A lusofonia é outro factor de relevo e, por isso, a existência do triângulo formado pelo Brasil, Portugal e Angola, este último pólo a ser desenvolvido a partir de Portugal, a que não é alheia uma maior expansão do Brasil na Europa com expansão rápida para África (Médio Oriente, China e Rússia também estão no planeamento) aliás como já se verifica em relação ao investimento que o governo do Brasil está a fazer em Portugal nestes momentos cruciais para a debilitada economia portuguesa.

Para confirmar todo este envolvimento, a presença do Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil e do Ministro da Economia de Portugal, Álvaro Pereira, foi o toque final de um novo projecto que está a nascer e onde Portugal surge, uma vez mais, no grupo líder.

A PricewaterhouseCoopers Portugal foi a responsável pela realização deste evento de apresentação (que decorreu no Centro Cultural de Belém), atendendo a que o seu presidente, Nasser Sattar, é o presidente do Comité de Gestão do LIDE Portugal.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.