Domingo 19 de Maio de 2024

Tiago Costa e Leonor Carneiro em tom de surpresa

cross_ATLETISMO – Crosse de Torres Vedras

No que foi a primeira prova selectiva para a escolha da selecção nacional com vista ao europeu de Velenje (Eslovénia), em 11 de Dezembro próximo, Tiago Costa (Conforlimpa) e Leonor Carneiro (Maratona) venceram de forma inesperada.

Ao chamaram a si o triunfo em mais uma edição (30ª) do Crosse de Torres Vedras, este domingo realizado naquela vila, estes dois atletas deram o primeiro passo para integrarem as respectivas equipas, cuja composição será conhecida de hoje a oito dias, após o crosse a ter lugar na Amora (Seixal).

Chegando ao fim com uma vantagem de sete segundos sobre o segundo classificado, Tiago deu uma boa resposta quanto à qualidade da sua condição física neste momento, deixando o favorito (José Rocha, 3º) a 47 segundos. Surpresa foi também o segundo lugar de Bruno Jesus, bem como a desistência de Alberto Paulo, o finalista dos obstáculos no recente mundial de Daegu.

Classificação: 1. Tiago Costa (Conforlimpa), 35.26; 2. Bruno Jesus (Maia), 35.33; 3. José Rocha (Maratona), 36.13; 4. Pedro Ribeiro (Maia), 36.31 e 5. Hélio Fumo (Benfica), 36.51.

No sector feminino, a surpresa do triunfo de Leonor Carneiro esteve associada à desistência da mais cotada (Jessica Augusto), pese embora tenha justificado o triunfo sem grande dificuldade, batendo Ana Dias e Anália Rosa, respectivamente por 14 e 20 segundos. Registe-se que Leonor foi mãe ainda não há muito tempo, tendo aproveitado, de alguma forma, as condições fisiológicas favoráveis, porquanto está comprovado, cientificamente, o benefício da maternidade na regeneração sanguínea, que promove uma maior resistência ao esforço.

Depois da desistência (30 km) na maratona de Nova Iorque, Jessica ainda se ressente não só do esforço físico como, em especial, mental, considerando a expectativa criada em torno da sua presença na “big apple” com vista aos Jogos Olímpicos de Londres, onde pretende estar na maratona.

Classificação: 1. Leonor Carneiro (Maratona), 27.26; 2. Ana Dias (Maratona), 27.40; 3. Anália Rosa (Maratona), 27.46; 4. Ercília Machado (Sp. Braga), 27.55 e 5. Carla Salomé Rocha (Sporting), 28.07.

Nos sub-23, triunfos para Luís Mendes (Cyclones, o clube da campeã mundial Manuela Machado, de Viana do Castelo) e de Carla Salomé Rocha (Sporting), respectivamente com 38.07 e 28.07.

Nos juniores, vitórias para Emanuel Rolim (Benfica) e Silvana Dias (UD Várzea).

Artur Madeira

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.